Chapada: Brigadistas se reúnem em Andaraí para discutir plano de controle e extinção de incêndios

Postado em jul 6 2018 - 5:21pm por Jornal da Chapada

A reunião contou com o apoio de diferentes segmentos da sociedade da cidade chapadeira e órgãos públicos | FOTO: Divulgação |

Um grupo com cerca de 25 brigadistas da cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, elaborou um plano de controle e extinção de incêndios florestais no município na última quinta-feira (5), no prédio do antigo Banco do Nordeste. No encontro ficou definido um protocolo de monitoramento que será de 48/72 horas, no mínimo. Que uma equipe só possa sair da área atingida após a chegada de outra. “Isso garantirá a continuidade de possíveis elementos de continuidade dos incêndios”, afirmou o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira.

Além disso, os brigadistas farão limpeza de trilhas, retirando lixo, visitas às áreas críticas em rondas diárias e monitoramento, como uma forma de dar resposta rápida à situações de incêndio florestal. Serão feitos exercícios de controle, por exemplo, no próximo dia 24 e no final do mês será feito um treinamento de Sistema de Comando de Incidente (SCI). Os voluntários se prontificaram a realizar palestras educativas nas escolas e na zona rural do município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para Homero é preciso estar atento até mesmo com as chuvas, uma vez que elas fazem aumentar o acúmulo de biomassa na mata, o que posteriormente se transforma em combustível para as chamas. “Acredito que todos nós temos evoluído. E hoje acredito ser unânime que todos estamos aprendendo”, disse Vieira ao Jornal da Chapada. Ele acredita na necessidade de cada brigadista ou combatente conheça e saiba qual o seu papel dentro desta missão de proteger a natureza.

Homero parabenizou todos os envolvidos na reunião e lembrou de que também há contribuições da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação e Manutenção da Biodiversidade (Icmbio), que controla o Parque Nacional da Chapada Diamantina, Consórcio Chapada, prefeitura de Andaraí, Associação dos Pescadores e Pousada Sincorá.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.