Chapada: Terceira edição da Feira Literária de Mucugê conta com apresentações musicais diversificadas

Postado em jul 18 2018 - 3:02pm por Jornal da Chapada

Ana de Hollanda, Chico César e Chico Brown são algumas das atrações confirmadas da feira em Mucugê | FOTO: Montagem da Fligê |

A terceira edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) será mais uma vez permeada pela música. Os espetáculos musicais serão celebrações da palavra cantada, com atrações para todos os públicos. Já na abertura da Fligê, no dia 16 de agosto, acontece uma manifestação cultural própria da cidade. O desfile da tradicional Filarmônica 23 de Dezembro e, em seguida, a apresentação do Coro Livre de Mucugê. À noite, após a solenidade de abertura, um concerto com o maestro João Omar de Carvalho Mello irá homenagear a escritora Conceição Evaristo, com leituras de trechos de sua obra e execução de uma peça musical inédita, composta para a escritora.

No segundo dia, a programação musical continua a partir das 18h, com o show ‘Ana de Hollanda Canta e Conta a Bossa Nova’. A cantora estará acompanhada do violonista e arranjador Alexandre de la Peña. Ana cantará clássicos do período, assim como outras canções adaptadas para o estilo. Durante a apresentação, para contextualizar historicamente, ela relata acontecimentos curiosos, muitos desconhecidos pelo público. A programação da sexta-feira (17 de agosto), termina com outro grande show. Dialogando com a temática da feira, o cantor Chico César levará para a Praça dos Garimpeiros o aclamado show ‘Estado de Poesia’.

O paraibano, autor de ‘Mama África’ e ‘À Primeira Vista’, viaja por diversos ritmos regionais, combinando elementos de frevo, xote, samba, forró, toada e reggae, em uma mistura solar e colorida. Amor e crítica social também estarão no palco através das suas canções. No dia 18, a música começa logo cedo. Às 10h, a conquistense Yanna Gusmão, acompanhada por João Luís no violão, interpreta clássicos da MPB e canções de novos talentos, entre as duas partes da sessão Livro D’Falas e D’Versos, no Centro Cultural. À noite, uma voz militante será a responsável pelo show de encerramento do terceiro dia, a cantora Rita Benneditto. Em ‘Benneditto Seja’, Rita passeia pelos sons de tambores e sambas de roda. Composições de Roberto e Erasmo, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso e João Nogueira fazem parte do repertório.

Uma voz militante será a responsável pelo show de encerramento do terceiro dia da Fligê, a cantora Rita Benneditto se apresenta para o público em Mucugê | FOTO: Divulgação/Fligê |

Em seu desfecho, o dia de domingo da Fligê será repleto de música, em diversos tons. Às 9h, o feirense Dann Silveira abre a programação do Centro Cultural com o show ‘Enquanto houver poesia’, um momento de interação com o público, onde o palco é livre e provoca um clima descontraído e alegre. Para o público infantil, às 14h, dentro da programação da Fligezinha, a cantora Badi Assad apresenta ‘Cantos de Casa’, onde transforma diversos objetos em instrumentos musicais e convida as crianças para brincar. Um show diferenciado, que usa também a linguagem teatral, dentro de uma casa imaginária, cheia de música e brincadeiras.

Pela primeira vez numa feira literária, o cantor Chico Brown se apresentará às 16h na Fligê. O show traz um apanhado de versões e abordagens experimentais de clássicos renomados, peças instrumentais e canções autorais inéditas de Chico. Filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, o músico não deixará de reverenciar suas influências familiares e artísticas ao longo do repertório.

Os últimos arranjos e acordes estarão sob a batuta do maestro João Omar, que retorna à programação da Fligê, dessa vez acompanhado da Orquestra Conquista Sinfônica, para apresentar o concerto Sinfonia Popular. Como forma de aproximar mais o público do universo sinfônico, o repertório idealizado faz uma travessia de Elomar (Arrumação) a Ira! (Flores em Você), passando por Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Heitor Villa-Lobos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Programação:
16 de Agosto de 2018 (Quinta)
15h – Filarmônica 23 de Dezembro – Desfile pelas ruas do Centro Histórico de Mucugê
Saída: Praça da Igreja Santa Isabel
17h – Apresentação do Coro Livre de Mucugê, sob regência da maestrina Juliana de Oliveira Maia
21h – Concerto Lítero Musical, com o maestro João Omar de Carvalho Mello
Leitura performada de poemas e trechos da obra da escritora homenageada, por escritoras baianas. Entrega da partitura musical e obra plástica à escritora
Local: Centro Cultural

17 de Agosto de 2018 (Sexta)
18h – Conversa Cantada “Ana de Hollanda Canta e Conta a Bossa Nova”, com Ana de Hollanda
Local: Centro Cultural

22h – Show “Estado de Poesia”, com Chico César
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

18 de Agosto de 2018 (Sábado)
10h – Conversa Cantada – Show “Uns Tons”, com Yanna Gusmão e João Luís
Local: Centro Cultural

22h – Show “Benneditto Seja”, com Rita Benneditto
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

19 de Agosto de 2018 (Domingo)
9h – Conversa Cantada “Enquanto houver poesia”, com Dann Silveira e Lorena Carvalho
Local: Centro Cultural

14h – Show “Cantos de Casa”, com Badi Assad
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

16h – Conversa Cantada “Solo Acústico”, com Chico Brown
Local: Palco Principal /Praça dos Garimpeiros

20h – Concerto “Sinfonia Popular”, com Orquestra Conquista Sinfônica, sob regência do maestro João Omar de Carvalho Mello
Local: Palco Principal /Praça dos Garimpeiros

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.