Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chico César e Chico Brown estão entre atrações da Feira Literária de Mucugê deste ano

Entre as atrações musicais, se destacam nomes como Chico César, Ana de Hollanda, Chico Brown, Rita Benneditto e o maestro João Omar | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A programação musical está entre os destaques da 3ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece de 16 a 19 de agosto, na Chapada Diamantina. Na abertura do evento, será realizado o desfile da tradicional Filarmônica 23 de Dezembro. A feira é uma realização do Instituto Conquistense de Inclusão Social e do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio do Governo Federal. Entre as atrações musicais, se destacam nomes como Chico César, Ana de Hollanda, Chico Brown, Rita Benneditto e o maestro João Omar.

O concerto com o maestro João Omar, que acontece na noite de abertura da Fligê, será dedicado à escritora Conceição Evaristo, a homenageada do evento, e contará com leituras de trechos de sua obra e execução de uma peça musical inédita, composta para a escritora. No dia 17 (sexta-feira), a programação musical continua a partir das 18 horas, com o show Ana de Hollanda Canta e Conta a Bossa Nova. Acompanhada pelo violonista e arranjador Alexandre de la Peña, a cantora ´paulista cantará clássicos do período, assim como outras canções adaptadas para o estilo.

A programação do dia 17 termina com outro grande show. Dialogando com a proposta da feira, o cantor Chico César levará para a Praça dos Garimpeiros o aclamado show Estado de Poesia. O paraibano, autor de Mama África e À Primeira Vista, viaja por diversos ritmos regionais, combinando elementos de frevo, xote, samba, forró, toada e reggae, em uma mistura solar e colorida.

No dia 18 (sábado), a música começa logo cedo. Às 10h, a conquistense Yanna Gusmão, acompanhada por João Luís no violão, interpreta clássicos da MPB e canções de novos talentos, entre as duas partes da sessão Livro D’Falas e D’Versos, no Centro Cultural. A cantora Rita Benneditto encerra a terceira noite do evento.

O dia 19 (domingo) terá música em diversos tons. Às 9 h, o feirense Dann Silveira abre a programação do Centro Cultural com o show Enquanto houver poesia. Para o público infantil, às 14h, dentro da programação da Fligezinha, a cantora Badi Assad apresenta Cantos de Casa, onde transforma diversos objetos em instrumentos musicais e convida as crianças para brincar. Um show que usa também a linguagem teatral, dentro de uma casa imaginária, cheia de música e brincadeiras.

Pela primeira vez em uma feira literária, o cantor Chico Brown se apresentará às 16 h na Fligê. O show traz um apanhado de versões e abordagens experimentais de clássicos renomados, peças instrumentais e canções autorais inéditas de Chico. Filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, o músico não deixará de reverenciar suas influências familiares e artísticas ao longo do repertório.

Os últimos arranjos e acordes estarão sob a batuta do maestro João Omar, que retorna à programação da Fligê, dessa vez acompanhado da Orquestra Conquista Sinfônica, para apresentar o concerto Sinfonia Popular. Como forma de aproximar mais o público do universo sinfônico, o repertório idealizado faz uma travessia de Elomar (Arrumação) a Ira! (Flores em Você), passando por Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Heitor Villa-Lobos.

Programação:
16 de Agosto de 2018 (Quinta)
15h – Filarmônica 23 de Dezembro – Desfile pelas ruas do Centro Histórico de Mucugê
Saída: Praça da Igreja Santa Isabel
17h – Apresentação do Coro Livre de Mucugê, sob regência da maestrina Juliana de Oliveira Maia
21h – Concerto Lítero Musical, com o maestro João Omar de Carvalho Mello
Leitura performada de poemas e trechos da obra da escritora homenageada, por escritoras baianas. Entrega da partitura musical e obra plástica à escritora
Local: Centro Cultural

17 de Agosto de 2018 (Sexta)
18h – Conversa Cantada “Ana de Hollanda Canta e Conta a Bossa Nova”, com Ana de Hollanda
Local: Centro Cultural

22h – Show “Estado de Poesia”, com Chico César
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

18 de Agosto de 2018 (Sábado)
10h – Conversa Cantada – Show “Uns Tons”, com Yanna Gusmão e João Luís
Local: Centro Cultural

22h – Show “Benneditto Seja”, com Rita Benneditto
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

19 de Agosto de 2018 (Domingo)
9h – Conversa Cantada “Enquanto houver poesia”, com Dann Silveira e Lorena Carvalho
Local: Centro Cultural

14h – Show “Cantos de Casa”, com Badi Assad
Local: Palco Principal / Praça dos Garimpeiros

16h – Conversa Cantada “Solo Acústico”, com Chico Brown
Local: Palco Principal /Praça dos Garimpeiros

20h – Concerto “Sinfonia Popular”, com Orquestra Conquista Sinfônica, sob regência do maestro João Omar de Carvalho Mello
Local: Palco Principal /Praça dos Garimpeiros

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas