O secretário de Saúde de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, João Rodrigues, representou a região no 34º Congresso Brasileiro de Secretários Municipais de Saúde, em Belém (Pará). Ele apresentou a experiência do programa ‘Rede Vida Itaberaba’, da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB). “É um momento importante para socializar experiências com os demais colegas que vivem a árdua tarefa de gerir a saúde dos municípios brasileiros”, disse o secretário ao Jornal da Chapada.
Na agenda do evento estavam apresentações de projetos que deram certo pelo Brasil afora. Dentre eles a ‘Rede Vida’, projeto municipal que visa acompanhar as gestantes, acolhendo, orientando, tornando-se referência para a gestação de alto-risco. O projeto em Itaberaba conta com a enfermeira Lana Moraes como grande articuladora da equipe que hoje abrange uma gama de profissionais, dentre eles enfermeiros, médicos e dentista. A Rede Vida venceu as barreiras geográficas do estado e passou a ser modelo a ser implantado em todo o país.
“Bem como o ‘Corujão da Saúde’ e o ‘Expresso Saúde’, exemplos de sucessos que fazem parte de um projeto audacioso do nosso prefeito Ricardo”, afirmou Rodrigues. O secretário chamou atenção para esse trabalho em grupo que é exemplo para outros municípios brasileiros. “Quero dividir esse momento com todos profissionais que hoje compõem nossa rede, passando pela recepção, equipe de apoio, coordenadores, diretores, médicos, enfermeiros, dentistas, enfim, todos”, cumprimentou João.
Jornal da Chapada