#Bahia: Projeto Cidade Empreendedora alcança seis municípios da região de Feira de Santana

Postado em ago 2 2018 - 3:06pm por Jornal da Chapada

Macroprograma de desenvolvimento visa melhorar o ambiente empresarial para os pequenos negócios através de políticas públicas | FOTO: Divulgação/Jorge Magalhães |

Seis municípios na região de Feira de Santana já estão adiantados para a implantação do projeto Cidade Empreendedora. Além de Feira, Santo Estêvão, Ipirá, Itaberaba, Tucano e Conceição do Jacuípe já assinaram, em 2018, o termo de adesão ao programa. Em todo o estado, a iniciativa já conta com a participação de 40 cidades.

Agora, estão agendadas visitas a estas seis cidades para a definição do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD), dando continuidade ao Programa Cidade Empreendedora. Posteriormente, serão apresentadas propostas do programa e o diagnóstico que apontará as necessidades de cada localidade.

O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae para a transformação econômica de municípios, voltado ao engajamento da gestão pública e lideranças locais. A ação tem como foco melhorar o ambiente empresarial através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. Fazendo com que os benefícios da Lei Geral das micro e pequenas empresas sejam implantados nos centros, garantindo, assim, a circulação de recursos financeiros localmente.

De acordo com o técnico do Sebrae em Feira de Santana Eberval Santos, a ideia é fazer com que os gestores municipais e a comunidade empresarial organizada passem, juntos, a estruturar programas e projetos cada vez mais voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Dentre os objetivos específicos do programa estão: a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal; a ampliação da participação dos pequenos negócios nas compras do governo; o apoio ao ingresso da agricultura familiar na merenda escolar; a simplificação dos trâmites de abertura, alteração e baixa em empresas; a qualificação das Salas do Empreendedor e o apoio à educação empreendedora.

Programa em Feira
Em sua passagem por Feira de Santana, para assinatura de termos de cooperação entre Sebrae Bahia e o poder público municipal, no último dia 13, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a inclusão de Feira entre os municípios empreendedores da Bahia. “Foi um prazer estar em Feira tendo a oportunidade de conversar com lideranças empresariais e políticas. No momento em que estas relações estiverem ajustadas, vai ser bom para os empresários e bom para o município”, pontuou.

o destacar a expectativa de incluir mais a educação empreendedora no município, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, afirmou: “Ficamos muito abertos para que o Sebrae possa, conosco, estreitar muito mais as relações”. Na oportunidade, além de oficializar a inclusão de Feira de Santana no programa, foi assinado um termo de cooperação técnica para capacitação e requalificação de vendedores ambulantes cadastrados no Centro Comercial Popular, equipamento previsto para ser inaugurado em outubro deste ano na cidade, e que deverá contar com 1,8 mil pequenos negócios.

O espaço onde estão sendo realizadas as obras foi visitado pelo superintendente do Sebrae Bahia e membros da unidade regional do Sebrae, a convite do prefeito municipal. Khoury pontuou que os empreendedores irão receber orientações de consultores experientes e preparados, que já passaram por situações de transição como essa em outros municípios. As informações são da Agência Sebrae de Notícias Bahia.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.