Ícone do site Jornal da Chapada

Secretaria de Turismo sugere plano para aperfeiçoar roteiro de grutas da Chapada Diamantina

A Gruta da Lapa Doce é atrativo turístico em Iraquara, na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina/Açony Santos |

lapa doce
A Gruta da Lapa Doce é atrativo turístico em Iraquara, na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina/Açony Santos |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece oportunidades únicas de exploração de grutas e cavernas que podem ser roteirizadas, a partir de um plano de um novo trabalho que inclua sinalização turística, infraestrutura, capacitação da mão de obra e promoção. Em síntese, foi o que sugeriu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta sexta-feira (3), aos guardiões das grutas, com o objetivo de fortalecer o turismo, conciliando a visitação com a preservação ambiental.

O plano sugerido pela Setur-BA prevê ação conjunta entre os poderes público e privado, a exemplo da experiência que permitiu o lançamento da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca. José Alves afirmou que a união de esforços abrange diversos setores do governo estadual, como Meio Ambiente e Infraestrutura. A meta é aperfeiçoar os roteiros para ampliar o fluxo turístico, contribuindo para que o visitante permaneça por mais tempo na Bahia.

Durante a reunião realizada na sede da Setur, os representantes das grutas firmaram compromisso de formatar novos roteiros das chamadas cavernas monumentais e já marcaram nova reunião para detalhamento do trabalho. Enquanto isso, a Setur vai articular ações junto às secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura (Seinfra). Haverá empenho para acelerar a solução de questões relativas ao plano de manejo das grutas e cavernas e para garantir a melhoria de estradas vicinais.

Participaram da reunião representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sociedade Baiana de Espeleologia, Poço Azul, Poço Encantado, Gruta Lapa Doce, Pratinha e Gruta da Fumaça.

Setur vai aperfeiçoar roteiro de grutas da Chapada Diamantina | FOTO: Ascom/Setur |

Catalogadas
A Bahia possui 1.303 cavernas catalogadas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 quilômetro de extensão.

Entre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. Atualmente, são exploradas turisticamente a Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos. As informações são da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas