Chapada: Semana Municipal da Pessoa com Deficiência movimenta Itaberaba com diferentes atividades

Postado em ago 20 2018 - 7:25pm por Jornal da Chapada

A programação terá ações afirmativas que incluem mesas-redondas, encontros, debates, diversas atrações culturais com interação e compartilhamento de experiências | FOTO: Divulgação |

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, abriga a segunda Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, desta terça-feira (21) até o próximo dia 28. Este ano, a atividade abordará o tema ‘Pessoa com deficiência: direitos, desafios e realizações’, e acontece por meio da ação intersetorial das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social e Cidadania, com eventos socioculturais na luta por uma sociedade mais justa, humana e solidária.

As políticas de inclusão em Itaberaba vêm conquistando vitórias significativas na luta pelo respeito e pela garantia de direitos a todas as pessoas com deficiência. A semana foi instituída, através da Lei Municipal 1.480 de 2 de julho de 2017, com o objetivo de conscientizar o conjunto da sociedade quanto as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas voltadas para essa parcela da população.

A prefeitura de Itaberaba, comandada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), divulgou uma programação com ações afirmativas para esta segunda Semana da Pessoa com Deficiência, que incluem mesas-redondas, encontros, debates, além de diversas atrações culturais com o objetivo de promover a interação e o compartilhamento de experiências.

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência 2018
Terça-feira (21) – Das 8h30 às 11h, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, acontecem as mesas-redondas, com os temas, ‘Pessoa com deficiência: direitos, desafios e realizações’, ‘O papel da família e as barreiras atitudinais’ e ‘Saúde, cuidados e prevenção das deficiências’. Além das seguintes atrações culturais: Momento Musical e Teatro Surdo: Conto Cinderela.

Quarta-feira (22) – Dia D nas escolas: Cada unidade da Rede Municipal de Ensino (RME) realizarão ações de sensibilização e conscientização, no ambiente escolar, abordando os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência no dia-a-dia.

Quinta-feira (23) – Dia D nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) que também realizarão ações de sensibilização e conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, em parceria com o Ceape.

Sexta-feira (24) – 14H, no Auditório Profª Floracy Alencar de Andrade Melo — anexo à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), acontece o primeiro Encontro de Pais de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a participação de técnicos de educação especial e das equipes dos centros Especializado em Reabilitação (CER II) e de Apoio Pedagógico em Educação Especial (Ceape).

Segunda-feira (27) – Dia D no CER II, com a participação dos jovens que fazem parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) que, juntos, realizarão uma ação intersetorial no local.

Terça-feira (28) – Neste dia, o Anfiteatro da Praça do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) receberá o Grupo Xengobulengotengo que realizará uma atividade cultural para os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Ceape e das Salas de Recursos Multifuncionais. Os encontros acontecerão em dois turnos: das 9h às 10h, para os alunos do turno matutino; e das 14h às 15h para alunos do turno vespertino. As informações são de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.