Chapada: Experiências de gestão e participação popular marcam 20 anos da Central de Saneamento de Jacobina

Postado em ago 22 2018 - 12:51pm por Jornal da Chapada
capa

As centrais, que têm a missão de garantir o abastecimento de água de qualidade para comunidades rurais afiliadas, tiveram suas ações potencializadas com os recursos do Bahia Produtiva | FOTO: Divulgação |

Compartilhando experiências – 20 anos da Central de Jacobina. Esse é o tema do Seminário de Gestão Comunitária do Saneamento Rural da Bahia, que iniciou nesta terça-feira (21), no Auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no município de Jacobina, Território de Identidade Piemonte da Diamantina. O evento, que acontece até esta quarta-feira (22), e é promovido pelas Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Jacobina e Seabra, abrange, entre outros temas, os Avanços e Desafios dos 20 anos da Central de Jacobina, o Panorama para Política Estadual de Saneamento Rural e Fortalecimento do Modelo Central de Gestão Comunitária na Bahia, Fortalecendo as Parcerias e um Intercâmbio de Experiências em Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento de Água.

As centrais, que têm a missão de garantir o abastecimento de água de qualidade para comunidades rurais afiliadas, tiveram suas ações potencializadas com os recursos do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de convênio assinado entre as centrais, a CAR e a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretária de Infraestrutura Hídrica (SIHS). O convênio no valor total de R$ 221 mil, prevê investimento na infraestrutura das centrais, aquisição e manutenção de equipamentos, e aquisição de veículos, além de consultorias e capacitações das associações atendidas pelos sistemas de abastecimento de água e saneamento.

O objetivo dos investimentos é fortalecer a atuação das centrais, garantindo o funcionamento e manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de abastecimento de água de suas associadas, visando a autogestão e autossustentabilidade dessas entidades, proporcionando o desenvolvimento social e sustentável das comunidades rurais atendidas. “A central chegou e resolveu o problema com abastecimento de água nessas comunidades, com um tratamento adequado para a distribuição dessa água, e várias reuniões, em que as pessoas se conscientizaram mais e hoje entenderam o quanto a água é importante nas nossas vidas”, ressaltou Geraldo Silva, que é atendido pelo sistema de abastecimento e opera esse sistema em cinco comunidades do município de Jacobina.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, além dos investimentos que já estão sendo executados, está prevista a implantação de novos sistemas compartilhados de abastecimento de água em outras regiões do Semiárido baiano: “O objetivo é possibilitar que, cada vez mais, as centrais se tornem autônomas, e que as associações atendidas possam compartilhar os custos com o abastecimento, com uma gestão sustentável dos recursos hídricos, garantindo a destinação de recursos para a manutenção desses sistemas”.

Danilo Ribeiro, gerente geral da Central de Jacobina, destacou que esse é um dia muito feliz para todos da central: “Estamos completando 20 anos de experiência nas comunidades rurais, com muitas dificuldades, mas também muitas alegrias, levando água potável para as comunidades que precisam realmente”. Ribeiro explica que a Central adota o modelo de gestão associativista, em que a associação compartilha a manutenção, e as decisões relacionadas à comunidade.

A central de Jacobina atende atualmente cinco comunidades rurais dos municípios de Jaguarari, Itiúba, Jacobina, Pindobaçu, Caém, Ourolândia, Saúde e Miguel Calmon, com 5.882 ligações. A previsão é que esse número seja ampliado com o atendimento a um total de 11 mil ligações, incluindo comunidades rurais dos municípios de Mirangaba, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Umburanas. As informações são da Agência Chocalho.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.