#Bahia: Corpo de Bombeiros certifica 18 militares no curso de salvamento aquático

Postado em ago 24 2018 - 3:53pm por Jornal da Chapada

Os militares fizeram aulas em rios, mares, represas e lagos | FOTO: Divulgação |

Dezoito Bombeiros Militares, receberam o diploma de Guarda Vidas do 1° Curso de Salvameto Aquático (CSA), na tarde desta quinta-feira (23), no Quartel do Comando Geral (QCG), na Barroquinha. Os militares participaram de quatro semanas de aperfeiçoamento, que aconteceram na capital e no interior da Bahia, com aulas teóricas e práticas em rios, lagos, represas, piscinas e mares.

“Estamos fortalecendo ainda mais o ensino e o aparfeiçoamento da tropa. Cada formando tem o compromisso não apenas com a instinuição, mas com a sociedade”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM, Francisco Telles. Conforme ele, uma das conquistas da corporação é o avanço significativo do 13° Grupamento de Bombeiros Militar/Grupamento Marítimo (13°GBM/GMAR), “com os aperfeiçoamentos do efetivo, e já estamos expandindo para outras unidades”, cpmpletou.

O instrutor chefe do curso, capitão BM, Luciano Alves, disse que as aulas foram um avanço para os militares. “Estão com as mais novas técnicas para entradas e saídas dos meios aquáticos e conseguem resgatar a vítima com maior destreza, mas antes de tudo isso, destacamos as atividades de prevenção. Tivemos um módulo só para essas atividades, pois antes de resgatar, queremos evitar os acidentes”, destacou.

Formação superou as expectativas – do município de Santo Antônio de Jesus, o soltadao BM, Yure Nonanto, foi um dos concluintes do curso e destacou positivamente as aulas. “estou muito mais bem preparado para realizar as atividades de prevenção e salvamento aquático. A formação vem para lapidar o militar e especializá-lo”, concluiu.

Dados
No ano de 2017 o 13º GBM°/GMAR, registrou um total de 342 salvamentos a vítimas em ambientes aquáticos. Este ano, até a manhã da última quinta-feira (23), a instituição registrou um total de 208 salvamentos, nas áreas atendidas pelo GMAR. O GMAR realiza diversas atividades preventivas com a população no perímetro das praias atendidas pelos militares, quando eles alertam sobre os cuidados para prevenir acidentes nos ambientes aquáticos e o que se deve fazer para evitar os afogamentos.

No ano de 2017 o 13º GBM°/GMAR realizou 11.463 atividades preventivas, este ano já foram feitas 7650 ações preventivas. O GMAR tem postos fixos nas praias de Itapuã, Rio Vermelho, Ondina, Farol e Porto da Barra e Boa viagem. Além de postos moveis a depender da demanda de eventos e do fluxo de banhistas.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.