Os danos causados na pavimentação de ruas e em praças da cidade de Jacobina, na Chapada Norte, pelos carros que transportam os materiais para empresas que investem em energia eólica no local foram o tema de uma reunião realizada na última quinta-feira (30), no Ministério Público. Prepostos da prefeitura e das empresas, dentre elas a Transportadora Santini, estiveram presentes para tratar sobre o assunto.
Desde o início da implantação da rede com o tráfego das carretas que passam com equipamentos que pesam toneladas e têm 37 metros de extensão, a prefeitura tem feito reparos da degradação da avenida Centenário. O transporte tem causado também outros prejuízos, como no caso das Praças do Garimpeiro e da Bíblia.
Durante a reunião, ficou definido por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que as empresas investirão cerca de R$ 200 mil, em serviços de recuperação da Praça da Bíblia, e investimentos de proteção ao meio ambiente do município de Jacobina, sendo que o descumprimento deste TAC poderá acarretar em penalidades às empresas. Jornal da Chapada com informações de Augusto Urgente.