#SetembroAmarelo: Hospital Roberto Santos promove ações contra o suicídio

Postado em set 3 2018 - 3:17pm por Jornal da Chapada

Somente na Bahia, até a primeira semana do mês de novembro de 2017, o estado já tinha registrado oficialmente 373 suicídios | FOTO: Divulgação |

O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador do Hospital Geral Roberto Santos (Siast-HGRS) promoverá, a partir desta quarta-feira (5), a campanha ‘Setembro amarelo contra o suicídio’. Voltada para a comunidade de trabalhadores e estudantes da instituição, a ação pretende oferecer vivências de estratégias de autocuidado para o enfrentamento do suicídio, à luz da psiquiatria e das práticas integrativas e complementares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um milhão de pessoas no mundo cometem suicídio por ano. No Brasil, suicídio é a terceira causa de morte, conforme aponta o Mapa da Violência. Somente na Bahia, até a primeira semana do mês de novembro de 2017, o estado já tinha registrado oficialmente 373 suicídios.

Confira, abaixo, a programação da campanha
5/9 – 9h – Auditório Central do HGRS

Roda de conversa sobre prevenção do suicídio na saúde do trabalhador
Facilitador: Lucas Argolo (coordenador do serviço de psiquiatria do HGRS, psiquiatra do HGRS e docente da Universidade do Estado da Bahia / Uneb) e Tânia Nascimento (assistente social do Siast-HGRS, especialista em saúde pública).

13/9 – 14h – Auditório do Edifício Anexo
Vivência – Prática integrativa chi kung no enfrentamento dos fatores de risco para o suicídio
Facilitador: André Barbosa Carvalho (psicólogo, psicoterapeuta do Centro de Atenção Psicossocial do município de Rafael Jambeiro, psicólogo clínico e mestre de tai chi chuan, lian gong e chi kung).

26/9 – 9h – Auditório do Edifício Anexo
Oficina de redução do estresse baseado em mindfulness
Facilitador: Eli Samuel (psicólogo, psicoterapeuta cognitivo e especialista em mindfulness).

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.