Jornal da Chapada
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Chapada: Contagem regressiva para o Festival de Jazz do Capão; confira a programação completa

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
20 setembro 2018 - 17h08
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal
0
Chapada: Contagem regressiva para o Festival de Jazz do Capão; confira a programação completa
0
SHARES
10
VIEWS
foto
O saxofonista e flautista baiano Joander Cruz, Dani e Debora Gurgel Quarteto e Conexão Berlin estão entre as atrações da 7ª edição do evento | FOTO: Divulgação |

Faltam poucos dias para o jazz se transformar na trilha sonora oficial da Vila do Capão, distrito de Caeté-Açú, localizado no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador. Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, oito atrações da Bahia, do Brasil e do exterior fazem shows, sempre a partir das 20h, no Festival de Jazz do Capão. O público também pode conferir workshops com alguns dos artistas que participam das apresentações. Toda a programação do evento, que chega a sua 7ª edição, é gratuita. O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A realização é da Cambuí Produções e a produção da Gil e Canella Produções.

Em contagem regressiva, os artistas já anunciaram um pouco do que pretendem apresentar ao público no evento, que costuma lotar as pousadas e campings do Vale do Capão. O primeiro a subir ao palco, no dia 21, será Stefano Cortese, com seu Trio e convidados, que já é veterano, mas não esconde a expectativa em relação aos espetáculos: “Viverei, mais uma vez, uma dupla emoção: de um lado, como cidadão do Capão, onde moro há 10 anos, e de outro como músico”, resumiu o artista, que pretende apresentar um repertório de músicas autorais, com influências do jazz, da música do mediterrâneo e da música brasileira, além de homenagear compositores brasileiros em seus solos de piano.

A segunda atração, o guitarrista, violonista, arranjador, compositor e produtor baiano Paulo Mutti, tem um motivo extra para desejar que o Festival chegue logo. É que o artista vai aproveitar a ocasião para lançar seu primeiro disco. “Não vejo a hora de estar neste lugar mágico, na companhia de grandes amigos, de pôr os pés no palco, partilhar e receber energia boa do público mais que especial que acompanha com carinho o Festival”, destacou. Além de sucessos do seu primeiro disco, o artista fará releituras de sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) em formato de Trio, juntamente com Alexandre Vieira (Baixo Acústico) e Ivan Huol (Bateria). “Contarei especialmente com a participação mais que especial de Rowney Scott no Sax Tenor. Juntos, viveremos a música em sua plenitude”, completou.

Para o baixista Filipe Moreno, que se apresentará ao lado do guitarrista Tarcísio Santos, a expectativa também é a melhor possível. “Recebi excelentes referências sobre o Festival. Conheço a Chapada, mas o Capão ainda não. Sei que o lugar é renovador e repleto de bons fluidos”, comentou o artista que prometeu tocar composições autorais, regionais e populares que fazem parte da trajetória musical dos dois artistas. Filipe e Tarcísio são amigos e parceiros musicais de longa data. Juntos no Festival, eles farão a releitura “surpresa” de uma canção bastante conhecida.

No encerramento da primeira noite do Festival, o Conexão Berlin, da Alemanha, apresenta uma mistura de composições próprias com clássicos da música instrumental brasileira, a exemplo de “Pipoca”, de Hermeto Pascoal, e de “Rio Amazonas”, de Dori Caymmi. De acordo com o percussionista líder da banda, Andreas Weiser, trazer o grupo para se apresentar no Brasil pela primeira vez é a realização de um sonho. “E o Festival de Jazz do Capão é o momento perfeito para começar essa viagem artística, pois é no sertão baiano que mora a alma brasileira”, frisou. Formado por experientes músicos da cena jazzística da capital alemã, o grupo tem fortes conexões com a música latina e a música instrumental brasileira.

Os músicos que se apresentam na segunda noite do Festival também estão em contagem regressiva. A guitarrista e compositora baiana Jessica Kaline, por exemplo, não vê a hora de mostrar todo o talento do seu quarteto. “A programação do Festival está maravilhosa! Não tenho dúvida de que será uma excelente oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho e, ao mesmo tempo, apreciar os shows de artistas que admiro, além de conhecer outros”, disse a estudante do Curso de Música Popular da UFBA. Para o repertório, ela optou por músicas que contemplassem um pouco da sua história na guitarra, passando pelo rock, fusion e brasileiras. “Será uma experiência incrível”, acredita.

Homenagem
Após a apresentação de Jessica, quem se apresenta no último dia (22) do Festival de Jazz do Capão é Eric Assmar Trio, que fará um show em “Tributo a Álvaro Assmar”. “Já consigo imaginar um momento incrível, de encontros entre artistas com trabalhos muito consistentes, de compartilhamento de boas energias musicais em um cenário incrível e inspirador. O Festival tem a capacidade de promover esses raros encontros e, particularmente, estou muito honrado em poder fazer parte dessa edição, levando ao público uma homenagem ao nosso saudoso Álvaro”, declarou. O repertório fará um passeio pela discografia de Álvaro Assmar, em releituras preparadas especialmente para a ocasião.

“A homenagem vem sendo preparada com todo o cuidado e carinho. Meus companheiros Rafael Zumaeta (Baixo) e Thiago Brandão (Bateria/vocais), que me acompanham no Eric Assmar Trio, também foram músicos de apoio de Álvaro por diversas ocasiões (…). Todos eram meio como “filhos” também para o próprio Álvaro, então há muita entrega e amor envolvidos. Apresentaremos um formato de show inédito, com algumas ótimas surpresas para o público”, contou Eric Assmar, considerado o maior expoente da nova geração de guitarristas de Blues na Bahia. Seu pai e mentor, Álvaro Assmar, homenageado no Festival e um dos maiores nomes do Blues no Brasil, faleceu precocemente no fim do ano passado.

Também no sábado (22), o público irá conferir o talento improvisador do saxofonista e flautista baiano Joander Cruz. Radicado na Alemanha há alguns anos, onde recentemente concluiu o Mestrado em Jazz Performance na Universidade de Mannheim, esse jovem natural de Itapetinga rapidamente explodiu na cena da música instrumental baiana, com performances e gravações com a Orkestra Rumpilezz e Mou Brasil Quinteto. Agora, ganha o mundo, apresentando-se com grandes nomes do Jazz alemão e gravando o seu primeiro EP.

Para fechar a 7ª edição do Festival, Dani e Debora Gurgel Quarteto faz um mergulho brasileiro no jazz contemporâneo com uma fusão de ritmos modernos e tradicionais, harmonias elaboradas e constante improvisação. O quarteto tem cinco discos gravados e uma carreira internacional consolidada no Japão e na Europa. Liderado por mulheres, mãe e filha, o grupo traz uma união forte e inseparável entre a música instrumental e cuidadosas palavras. “Não conheço o Capão, mas as fotos e depoimentos que recebi sobre este lugar encantado me deixaram muito animada. Além disso, no ano passado, estive em Salvador e pude conviver com alguns dos músicos que estarão no Festival. A experiência foi maravilhosa e tenho certeza de que no Capão a troca de ideias e experiências com eles e, sobretudo, com o público, será ainda mais rica. Estou contando as horas”, afirma a pianista Débora Gurgel.

Workshops
Além dos shows, nos dois dias de evento, sexta e sábado, serão realizados workshops, às 14 e às 16 horas, no Circo do Capão. Os temas são “Composição brasileira” (Debora Gurgel); “Sax e improvisação” (Joander Cruz), “A cena da música instrumental em Berlim” (Conexão Berlin) e “Baixo elétrico” (Filipe Moreno). A programação do evento, que prima pela qualidade artística, inclui a realização de uma campanha ambiental que envolve ações de coleta seletiva e também o incentivo à carona solidária. O objetivo dos organizadores com a ação é reduzir o impacto ambiental do projeto ao menor nível possível.

“O público cativo do festival, de energia sempre tranquila, certamente vai se encantar com os artistas convidados para esta edição. Muitos turistas já fizeram reservas nas pousadas locais, mas gosto de destacar que a intenção do festival é levar música de qualidade também à comunidade local, que tem a oportunidade de presenciar e assistir ao vivo artistas que, sem o projeto, talvez nunca fossem ao Capão”, afirma o músico Rowney Scott, curador e diretor artístico do Festival. As informações são de assessoria.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE JAZZ DO CAPÃO 2018
Sexta-feira, dia 21/09
Shows – Praça Principal do Vale do Capão – a partir das 20h.
Atrações: Mostra Capão com Stefano Cortese Trio e convidados, Paulo Mutti, Filipe Moreno e Tarcísio Santos, e Conexão Berlin (Alemanha).

Workshops – Circo do Capão.
14h – Composição Brasileira (Debora Gurgel).
16h – Sax e Improvisação (Joander Cruz).

Sábado, dia 22/09
Shows– Praça Principal do Vale do Capão – a partir das 20h.
Atrações: Mostra EMUS/UFBA com Jessica Kaline Quarteto, Eric Assmar Trio, Joander Cruz, Dani e Debora Gurgel Quarteto.

Workshops – Circo do Capão.
14h – A cena da música instrumental em Berlim (Conexão Berlin)
16h – Baixo Elétrico (Filipe Moreno)

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

RelacionadoPostagens

#Chapada: Itaetê autoriza pavimentação de cinco ruas e anuncia novas obras de infraestrutura
Cidades

#Chapada: Itaetê autoriza pavimentação de cinco ruas e anuncia novas obras de infraestrutura

15 agosto 2026 - 15h05
#Chapada: Festival de Lençóis chega à 27ª edição com música, tradição e atrações nacionais
Cultura

#Chapada: Festival de Lençóis chega à 27ª edição com música, tradição e atrações nacionais

15 agosto 2026 - 12h39
#Chapada: Festa de Nova Almécega movimenta Itaetê com diferentes shows; confira
Cidades

#Chapada: Festa de Nova Almécega movimenta Itaetê com diferentes shows; confira

15 agosto 2026 - 11h06
Próximo Post
#Bahia: Projeto de expansão da Defensoria do Estado garante unidade de atendimento à população ipiraense

#Bahia: Projeto de expansão da Defensoria do Estado garante unidade de atendimento à população ipiraense

Chapada: Brigadistas tentam controlar incêndio na Serra da Tromba, entre Abaíra e Piatã, cinco dias após início das chamas

Chapada: Brigadistas tentam controlar incêndio na Serra da Tromba, entre Abaíra e Piatã, cinco dias após início das chamas

Chapada: Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim inicia ano legislativo

Chapada: TCM reconsidera e aprova contas de Boa Vista do Tupim na gestão de Gidu

Por favor login para participar da discussão

Follow Us

Recommended

#Chapada: Frigorífico da agricultura familiar em Pintadas já capta recursos via mercado financeiro

#Chapada: Frigorífico da agricultura familiar em Pintadas já capta recursos via mercado financeiro

4 anos Atrás
#Eleições2024: Pesquisa aponta favoritismo de Bruno Reis com 55% das intenções de voto; Geraldo Jr tem 12%

#Eleições2024: Pesquisa aponta favoritismo de Bruno Reis com 55% das intenções de voto; Geraldo Jr tem 12%

3 anos Atrás
#Bahia: Operação Salitre apreende armas, drogas e documentos em imóveis de PM e sobrinho suspeitos de envolvimento em homicídio

#Bahia: Operação Salitre apreende armas, drogas e documentos em imóveis de PM e sobrinho suspeitos de envolvimento em homicídio

3 anos Atrás
#Bahia: Competições de ciclismo estimulam a prática esportiva e movimentam economia no local das provas

#Bahia: Competições de ciclismo estimulam a prática esportiva e movimentam economia no local das provas

5 anos Atrás

Instagram

    Please install/update and activate JNews Instagram plugin.

Categories

  • Alimentos
  • Artigos
  • Assessoria
  • Business
  • Carnaval
  • Cidades
  • Cultura
  • Culture
  • Curiosidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Esportes
  • Estilo de vida
  • Hot
  • Jogos
  • Lifestyle
  • Menu Principal
  • Multimídia
  • Mundo
  • National
  • Negócio
  • News
  • Opinion
  • Polícia
  • Política
  • Politics
  • SÃO JOÃO
  • Saúde
  • Sports
  • Tecnologia
  • Top
  • Travel
  • Urgente
  • Viagem
  • World

Topics

Acidente ACM Neto bahia Bolsonaro brasil Chapada chapada diamantina Cidades covid-19 cultura Economia Educação eleições 2024 Eleições2024 Eleições 2026 evento Iaçu Irecê Itaberaba Jacobina Jerônimo Rodrigues Jornal da Chapada Lençóis Lula matéria ministério das cidades Morro do Chapéu Novo Coronavírus obras pandemia passado como pedro taques Piatã policia Polícia Civil Política postagens produto revista época salvador Saúde segurança pública STF Turismo Utinga
Sem Resultado
Ver Todos Resultados

Highlights

#Eleições2026: Do PT, ex-candidato a prefeito de Quijingue abandona Jerônimo e declara apoio a Neto; “Povo está cansado das promessas”

#Eleições2026: Prefeito de Mulungu do Morro reúne grupo para comício de Jerônimo em Irecê e reforça apoio político

#Chapada: Festa de Nova Almécega movimenta Itaetê com diferentes shows; confira

#Eleições2026: Jerônimo reúne conselho político para definir estratégias e anuncia Adolpho Loyola como coordenador-geral da campanha

#Eleições2026: ‘Buraco de Jero’ é alvo de críticas de Neto após candidato visitar cratera; “Realidade é diferente da sua propaganda”

#Eleições2026: Deputado destaca 68 anos de Iaçu e reafirma parceria com prefeito Nixon Duarte para desenvolvimento do município

Trending

#Chapada: Itaetê autoriza pavimentação de cinco ruas e anuncia novas obras de infraestrutura
Cidades

#Chapada: Itaetê autoriza pavimentação de cinco ruas e anuncia novas obras de infraestrutura

por Estagiário 2
15 agosto 2026 - 15h05
0

A prefeitura de Itaetê autorizou a execução de obras de pavimentação em cinco ruas do município. As...

#Brasil: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

#Eleições2026: Prazo para registro de candidaturas às eleições termina neste sábado

15 agosto 2026 - 14h35
#Chapada: Festival de Lençóis chega à 27ª edição com música, tradição e atrações nacionais

#Chapada: Festival de Lençóis chega à 27ª edição com música, tradição e atrações nacionais

15 agosto 2026 - 12h39
#Eleições2026: Do PT, ex-candidato a prefeito de Quijingue abandona Jerônimo e declara apoio a Neto; “Povo está cansado das promessas”

#Eleições2026: Do PT, ex-candidato a prefeito de Quijingue abandona Jerônimo e declara apoio a Neto; “Povo está cansado das promessas”

15 agosto 2026 - 12h13
#Eleições2026: Prefeito de Mulungu do Morro reúne grupo para comício de Jerônimo em Irecê e reforça apoio político

#Eleições2026: Prefeito de Mulungu do Morro reúne grupo para comício de Jerônimo em Irecê e reforça apoio político

15 agosto 2026 - 11h40
Jornal da Chapada

We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Visit our landing page to see all features & demos.
LEARN MORE »

Recent News

  • #Chapada: Itaetê autoriza pavimentação de cinco ruas e anuncia novas obras de infraestrutura 15 agosto 2026 - 15h05
  • #Eleições2026: Prazo para registro de candidaturas às eleições termina neste sábado 15 agosto 2026 - 14h35
  • #Chapada: Festival de Lençóis chega à 27ª edição com música, tradição e atrações nacionais 15 agosto 2026 - 12h39

Categorias

  • Alimentos
  • Artigos
  • Assessoria
  • Business
  • Carnaval
  • Cidades
  • Cultura
  • Culture
  • Curiosidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Esportes
  • Estilo de vida
  • Hot
  • Jogos
  • Lifestyle
  • Menu Principal
  • Multimídia
  • Mundo
  • National
  • Negócio
  • News
  • Opinion
  • Polícia
  • Política
  • Politics
  • SÃO JOÃO
  • Saúde
  • Sports
  • Tecnologia
  • Top
  • Travel
  • Urgente
  • Viagem
  • World

[mc4wp_form]

© 2018 JNews - City News Magazine WordPress theme. All rights belong to their respective owners.
JNews is a top selling 2018 WordPress News, Blog, Newspaper & Magazine Theme.

Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.