Chapada: Dia Nacional do Surdo é celebrado com ação da prefeitura de Itaberaba

Postado em set 25 2018 - 5:55pm por Jornal da Chapada
capa

O Dia do Surdo é comemorado em diversos países, geralmente no mês de setembro, em nosso país a data foi instituída pela Lei Nº 11.796/2008, que determinou o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos | FOTO: Divulgação |

Nesta quarta-feira (26), a gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoverá um encontro em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. Serão realizadas palestra e mesa-redonda com a finalidade de promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão social das pessoas surdas, combater o preconceito e a discriminação. O evento será realizado no Auditório Professora Floracy Alencar de Andrade Melo, anexo à sede da Seduc, a partir das 8h30 e das 13h30.

O Dia do Surdo é comemorado em diversos países, geralmente no mês de setembro, em nosso país a data foi instituída pela Lei Nº 11.796/2008, que determinou o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos. Essa data foi escolhida em razão de ser um marco histórico para a comunidade surda no país, com a fundação da primeira escola de surdos no Brasil. A palestra de abertura terá o tema ‘Identidade e Cultura Surda’ e será conduzida pela pedagoga Nilza Vilela. Em seguida acontecem as mesas-redondas que tratarão de temas relacionados com ‘Os desafios do surdo na sociedade’, ‘Superando barreiras através da educação e do esporte’ e ‘Acessibilidade na comunicação dos Surdos’.

Além disso, a programação contará, ainda, com atrações culturais, como a participação e performance de alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), a exemplo do ‘Momento Poético’ com o aluno do 2º ano da Escola Municipal Paulo Freire, Elder; ‘Brasil minha Pátria, Libras Minha língua’, com Piadas Surdas, com Raissa, aluna do Instituto Municipal de Ensino (INSME), ‘Lua de Mel’, com Rafaela, também aluna do INSME e o quadro ‘Árvore Surda’. No período da tarde acontecem a apresentação do Grupo Teatral Libras em Ação; e a mostra do filme: Anime Koe No Katachi, “A Voz do Silêncio”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.