Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: População de comunidades rurais denuncia situação precária do Rio Utinga

capa23
De acordo com as informações, atualmente são mais de 2 mil famílias prejudicadas com essa situação | FOTO: Divulgação |

Moradores da região do Padre Cícero, no município de Lençóis, localizado na Chapada Diamantina têm chamado a atenção dos poderes públicos para a situação do Rio Utinga no local. Imagens enviadas ao Jornal da Chapada mostram como o rio está seco. Essa estiagem preocupa, inclusive o abastecimento de água em Salvador e cidades do Recôncavo.

Para a população falta de ação governamental no município de Wagner. Pessoas que vivem no povoado São José, na comunidade quilombola de Iúna e em Remanso, ambos também no município de Lençóis, afirmam sofrer com a falta de água. Eles acreditam que a escassez do rio está diretamente ligada aos grandes plantios de banana na nascente do Utinga. De acordo com as informações, atualmente são mais de 2 mil famílias prejudicadas com essa situação. O presidente da Associação do Vale do Rio Utinga, Deodato Santos, disse ao Jornal da Chapada que a “situação lá está insustentável”.

O membro representante do grupo SOS Rio Utinga, Nildenor Silva, chegou a comunicar a situação de declínio hídrico do rio ao governo do Estado e o documento foi recebido em agosto deste ano. Silva afirmou que Rui Costa (PT) chegou a pedir providências através da Casa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). “Se a iniciativa tivesse chegado logo após o documento, com certeza a situação seria outra”, comentou o prefeito de Lençóis, Marcos Aitron (PRB).

Reunião

A prefeitura de Andaraí, juntamente com o Consórcio Chapada Forte (CCF), convidou produtores e interessados para discutir providências e alternativas em defesa do meio ambiente, das comunidades e dos afluentes do rio na próxima sexta-feira (28), na sede do CCF, na Praça Aureliano Gondin, às 9h30. A reunião tem realização do Governo do Estado, através do Inema (Sema), Casa Civil e Cerb.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas