Chapada: Coletas de sangue em Itaberaba têm horários diferenciados no mês de outubro

Postado em out 3 2018 - 5:59pm por Jornal da Chapada

Para ser doador de sangue, o interessado precisa observar alguns pré-requisitos básicos | FOTO: Divulgação |

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, ligada à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), informou para a população da cidade e região que durante o mês de outubro realizará as coletas de sangue apenas às segundas e quintas-feiras, sempre das 13h até às 18h. A mudança acontece em razão da aposentadoria do médico que atendia às sextas, além de um segundo profissional que está em licença prêmio de três meses, devendo retornar em novembro.

Segundo a coordenadora da UTC, Viviane Andrade, a unidade de Itaberaba não conseguiu, em tempo hábil, contratar um profissional em caráter temporário para o período. Desta forma, a coleta deverá começar a ser regularizada a partir do próximo mês. A UCT de Itaberaba funciona nas dependências do antigo Hospital Regional de Itaberaba (HRI), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 600. A UCT de Itaberaba atende a diversas cidades da região, contando com doadores de cidades como Ruy Barbosa, Wagner, Marcionílio Souza, Boa Vista do Tupim e Iaçu, além de seu distrito, João Amaro.

Para ser doador de sangue, o interessado precisa observar alguns pré-requisitos básicos, antes de procurar a Unidade de Coleta, como levar documento oficial com foto original, ter idade entre 16 e 69 anos (menores precisam do responsável legal e a primeira doação pode ser feita até os 60 anos de idade). Também é preciso pesar mais de 50 quilos, estar alimentado (lembrando de não ingerir alimentação gordurosa até 3h antes da doação), não ter consumido bebida alcoólica até 12h antes à doação, não fumar até duas horas antes à doação, ter dormido pelo menos seis horas, não estar gripado e não estar fazendo uso de antibióticos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.