#Eleições2018: Votação segue tranquila em Itaberaba e região da Chapada Diamantina

Postado em out 7 2018 - 2:59pm por Jornal da Chapada

O candidato ao Senado, Jaques Wagner, votou em Andaraí acompanhado de representantes políticos locais | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O dia de votação da eleição geral 2018 segue tranquila no município de Itaberaba e região da Chapada Diamantina. Em rápida conversa com o promotor eleitoral da 42ª Zona (com sede em Itaberaba), Thiego Matos, a votação segue tranquila, em Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Ibiquera, apenas com alguns incidentes pontuais como 10 prisões em Itaberaba pelo crime de ‘boca de urna’, sendo três na zona rural, inclusive, uma na Vila São Vicente.

Em rápido percurso por alguns colégios eleitorais de Itaberaba, como o Colégio Centenário, na Urbis, as filas nas portas das várias seções eram enormes no período da manhã. Parecia que todos queriam votar logo. Em duas seções, a 136 e a 138, houve falha técnica na urna eletrônica, mas, segundo os mesários, “o defeito foi logo reparado pela equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”.

A grande abstenção prevista pelas pesquisas e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parece que não acontece em Itaberaba, porém, foi notada em alguns municípios como Andaraí que o fluxo de eleitores na sede, pela manhã, foi fraco. Quanto a transferências de títulos, métodos usados por algumas lideranças políticas na região, que, ao arrepio da Lei Eleitoral, transferem títulos de uma cidade para outra com o intuito de se beneficiar eleitoralmente, já começa a ser sentida em alguns municípios, o que pode influenciar na hora de computação dos votos previstos.

O candidato ao Senado, o ex-governador Jaques Wagner (PT), votou em Andaraí, de onde deve sair com a maior votação proporcional já dada a um candidato para esse posto. Wagner é da chapa de reeleição do governador Rui Costa (PT), juntamente com Ângelo Coronel (PSD). O primeiro turno de votação sinaliza o favoritismo do candidato a deputado federal Cacá Leão (PP) na cidade de Itaberaba. Nas filas, o eleitor de Cacá fazia questão de declarar o voto. A estimativa é que o parlamentar seja reeleito com a ajuda de 7 a 8 mil votos de Itaberaba.

O que não foi surpresa para alguns observadores, foi a preferência do eleitor de Itaberaba pelo candidato ao Senado Irmão Lázaro, sinalizando que o evangélico terá mais votos do que Coronel e Juthay no município. Outra coisa que chamou atenção, foi a acirrada disputa para a eleição de presidente da República, já que alguns eleitores do candidato Fernando Haddad (PT) e do deputado Jair Bolsonaro (PSL) fizeram questão de votar usando a camisa dos postulantes. Sem falar no aparecimento surpreendente do eleitor que prefere o candidato Ciro Gomes (PDT).

Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.