Ícone do site Jornal da Chapada

Prefeitos da Chapada Diamantina se reúnem com representantes do governo e políticos em busca de soluções para o Rio Utinga

Os gestores querem mais ações para que o Rio Utinga volte a ajudar os municípios a se desenvolverem | FOTO: Divulgação |

Mais uma vez a crise hídrica na Chapada Diamantina, ocasionada pela estiagem, mau uso e falta de investimentos no Rio Utinga, é discutida por prefeitos da região e representantes do Governo do Estado. Nesta terça-feira (23), os gestores Joyuson Vieira (Utinga), João Lúcio (Andaraí), Marcos Aírton (Lençóis), Marcos Mota (Lajedinho) e Elter Bastos (Wagner) se reuniram com os secretários Geraldo Reis (Meio Ambiente), Bruno Dauster (Casa Civil), além da diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Márcia Teles, representantes da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), dentre outros.

A reunião aconteceu no auditório da Cerb e contou com a presença ainda dos deputados eleitos Marcelinho Veiga, Eduardo Alencar, Ângelo Almeida e Marcelo Nilo. Esse ultimo eleito no dia 7 de outubro como deputado federal. Ainda se fez presente o ex-prefeito de Andaraí Wilson Paes Cardoso e a representação indígena Juvenal Payaya. Durante a reunião, os prefeitos reclamaram das ações punitivas do Inema e entregaram aos representantes do Governo do Estado, a ‘Carta de Andaraí’, a ata da reunião conjunta, onde cobram do governo ações emergências e de médio prazo para sanar o problema que afeta a população e a economia da região – já que a maioria dos municípios sobrevivem da agricultura irrigada.

Ao se pronunciar, o deputado federal eleito, Marcelo Nilo, disse que as palavras mágicas devem ser usadas durante a fiscalização devem ser critérios e transparência. “Estamos, mais uma vez, em busca de soluções que sejam boas para todos, principalmente para o nosso rio. De concreto, o secretário Bruno Dauster se comprometeu a instalar alguns poços artesianos já perfurados e encaminhar a ‘Carta de Andaraí’ para estudo e posterior resposta. Mas, em nome do povo de Utinga, parabenizo e agradeço a participação dos nossos líderes Marcelo Nilo e Marcelinho Veiga, nessa luta que é de todos nós”, declara o prefeito de Utinga, Joyuson Vieira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas