Chapada: Combate a incêndio florestal continua no município de Utinga

Postado em nov 5 2018 - 1:14pm por Jornal da Chapada

Ainda podem ocorrer reignições do fogo, uma vez que o fogo se alastra por baixo do chão | FOTO: Divulgação |

Os brigadistas voluntários, com o apoio da prefeitura de Utinga, continuam o combate ao foco de incêndio florestal identificado na Fazenda Sarpa, região de Pé de Serra, no município localizado na Chapada Diamantina, na semana passada. O fogo é de folhagem e de material decomposto no solo e raízes de vegetação, por isso há tanta fumaça. “Tivemos apoio de cinco brigadistas do Bonito e do senhor Urs, que disponibilizou maquinário. A linha de fumaça aumenta sempre depois das 10h e estamos avançando e eliminando os pontos quentes, um a um”, disse o prefeito Joyuson Vieira (PSL).

Ainda podem ocorrer reignições do fogo, uma vez que o fogo se alastra por baixo do chão. A previsão para esta segunda-feira (5) é da atuação de 20 brigadistas. Para Vieira “é triste e desolador o cenário por onde passa um incêndio, ainda mais se tratando da natureza, rica em vegetação e as mais variadas espécies de animais. Realmente não é fácil ver a devastação da Fauna, flora, da paisagem natural”. O gestor municipal acredita que é preciso aprender as lições e enxergarmos o lado positivo desta situação, mesmo em meio ao caos.

“A solidariedade dos abnegados bombeiros, dos voluntários de Utinga e das cidades vizinhas, que estão nos ajudando, aos membros do Governo Estadual, capitaneados pela sensibilidade humana do Secretário Geraldo Reis, à briosa Polícia Militar da Bahia, por todas as suas especializadas e também pela tradicional, tão bem representada aqui pelo Capitão Pires, aos deputados Marcelinho Veiga e Marcelo Nilo, pela atenção e solidariedade e, de forma muito singular, pela nossa Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente sob a abnegada liderança do Secretário Municipal João Dantas; vimos ainda, a interlocução e monitoramento pessoal do nosso vice-prefeito Átila, a sobriedade e presteza do Jornal da Chapada, a torcida, as orações e rezas de todo o nosso povo e, acima de tudo, a proteção de Deus”, agradeceu Joyuson.

Ao finalizar o prefeito disse que sente que ainda há trabalho a ser feito, mas já é possível ver os resultados positivos nesta árdua missão de debelar o fogo. “Continuamos trabalhando muito, contando com a ajuda direta e indireta de todos, na certeza de que venceremos mais este desafio, inobstante os estragos já realizados. Obrigado a todos e continuem nos ajudando”, disse.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.