Chapada: Prefeitura de Itaberaba se mobiliza para agilizar atendimento de pessoas atingidas pela estiagem

Postado em nov 7 2018 - 2:43pm por Jornal da Chapada
capa

A zona rural de Itaberaba possui cerca de 3.212 cisternas que precisam ser abastecidas por conta da falta de chuvas que já dura mais de oito meses | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, está mobilizando toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri) para garantir mais agilidade no abastecimento de água, através de carros-pipa, para as pessoas que têm sofrido com a estiagem nas localidades mais remotas do município. Segundo dados da Seagri, atualmente, a zona rural de Itaberaba possui cerca de 3.212 cisternas que precisam ser abastecidas por conta da falta de chuvas que já dura mais de oito meses.

Com o apoio do Exército Brasileiro, a gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), consegue realizar, aproximadamente, 650 entregas da água todos os meses, o que representa apenas 20,3% do total de localidades que precisam ser atendidas. Para o secretário da Seagri Fabrício Martinez, a estiagem está fazendo um estrago enorme, no entanto, disse que a gestão está comprometida em buscar uma solução para todas as pessoas.

“São mais de 3 mil cisternas que precisam ser abastecidas, um número bem maior que a nossa capacidade de atender, mesmo com a ajuda providencial do Exército. Por isso estamos mobilizados em priorizar o abastecimento para quem mais precisa”, disse o secretário. Na tarde da última segunda-feira (5), o secretário, juntamente com os coordenadores municipais de Vilas e Povoados, Roosevelt Abreu, e de Agricultura, Salomão Danilo, se reuniu, na sede da Seagri, com os profissionais dos carros-pipa para traçar alternativas para agilizar o atendimento, dando prioridade aos casos mais preocupantes de desabastecimento.

“É importante destacar que, hoje, nós temos uma frota com sete carros-pipa que trabalham para o município atendendo, exclusivamente, a zona rural do município. Um número recorde para Itaberaba, que nunca teve mais que dois veículos para atender ao abastecimento de água da zona rural”, pontuou o secretário. Segundo ele, cada veículo consegue realizar três viagens por dia. “Estamos trabalhando para aumentar para quatro viagens por dia”, concluiu. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.