Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Adab confirma intoxicação alimentar como causa da morte de rebanho em Tanhaçu

Os laudos comprovaram que os animais não morreram por um problema patológico | FOTO: Reprodução/Achei Sudoeste |

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou, na última terça-feira (20), que a causa das mortes de 125 cabeças de gado bovino em uma Fazenda de Tanhaçu, na Chapada Diamantina, foi intoxicação alimentar, como era suspeitado.

Segundo a Adab, os laudos comprovaram que os animais não morreram por um problema patológico, mas em função de um erro de manejo das rações, que continham grande concentração de proteicos.

Como os animais tinham mudado de ração há pouco tempo, sem antes passar por um processo de adaptação, eles sofreram uma espécie de empanzinamento e morreram.

Caso
No dia 13 novembro, 60 animais foram encontrados mortos na Fazenda Pica-Pau. Desde então, outros animais morreram na mesma localidade. Ao total foram contabilizados 125 animais mortos.

A Adab foi acionada pelo proprietário da fazenda e investigava a causa das mortes desde então. Na última sexta-feira (16), quatro animais foram periciados, e a análise nesses animais comprovou a tendência da intoxicação. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas