Chapada: Alunos da rede municipal de Itaberaba participam de encerramento do Fetran

Publicidade
Postado em dez 4 2018 - 4:44pm por Jornal da Chapada

Cada unidade escolar realizou uma apresentação artística com dança, teatro e, até, declamação de poemas | FOTO: Divulgação |

A cerimônia de encerramento do Festival Estudantil Temático Trânsito (Fetran), foi realizada na tarde da última segunda-feira (3), no novo Ginásio de Esportes de Itaberaba e contou com a participação dos alunos das nove escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Cerca de 1.500 alunos das modalidades ‘Anos Iniciais’, ‘Anos Finais’ e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram presentes ao evento.

Diversas autoridades, civis e militares, participaram do evento. A mesa de encerramento foi formada pela secretária Municipal de Educação, Nogma Britto, pelo superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Raul Jones, pelo chefe da 6ª Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Seabra, inspetor Luciano Araújo Souza, representando a superintendência da instituição na Bahia, e pelo ouvidor Geral do Município, Lucas Hayne, representando o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB).

Também estiveram presentes ao evento o major Marcelo Dantas, representando o coronel Valter Araújo, chefe do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR Chapada), os secretários municipais de Cultura, Nalva Nolácio, de Desporto, Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim, de Ação Social e Cidadania, Lívia Oliveira, além do procurador Geral do Município, Oacir Silva Mascarenhas, e o inspetor Edmilson Costa, representando a comando da Guarda Civil Municipal (GCM).

Na oportunidade foi realizada uma exposição com os trabalhos desenvolvidos, durante os quatro meses do Festival que começou em agosto, pelos alunos das escolas da RME. Cada unidade escolar realizou uma apresentação artística com dança, teatro e, até, declamação de poemas. Tudo criado e produzido seguindo os quatro eixos propostos pelo Festival, dentre eles a sensibilização; leitura de Imagens; Urbanidades e Estatísticas.

Para Mariana Sales , de 15 anos, aluna do 9º Ano da Escola Municipal Pedra que Brilha, “participar do festival foi muito importante porque nós adquirimos muitos conhecimentos que iremos levar para vida inteira”. A jovem participou da apresentação de sua turma, sob orientação da professora Sara Gonçalves. Já a professora, que também é coreógrafa, destacou o empenho dos jovens e o envolvimento deles com o tema do Festival.

A secretária de Educação, Nogma Britto, destacou a importância do Festival na formação dos alunos que participam, apontando para um possível aumento no número de unidades da rede que participarão do Fetran em 2019. As escolas da Rede que participaram do evento foram a Pedra que Brilha, a Doralice de Souza Sampaio, Dilma Santana, Paulo Freire, Tancredo Neves, Carlos Spínola da Cunha (Guaribas), Euclides da Cunha, Instituto Municipal de Educação (INSME) e João Almeida Mascarenhas.

O Fetran é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde 2004, que através de atividades pedagógicas incluem, transversalmente, a temática trânsito no cotidiano escolar. Em Itaberaba, o Festival foi realizado a partir de ações coordenadas pela Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em colaboração com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), e da própria PRF. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.