Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Lençóis participa de encontro da UPB sobre questões tributárias

O gestor de Lençóis, Marcos Airton, com o controlador interno e o secretário de Finanças em Salvador | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, Marcos Airton, o popular Marcão (PRB), acompanhado do Controlador Interno do município, Jairo César, e do secretário municipal de Finanças, Adenilton dos Santos, participam do Encontro dos Secretários Municipais de Finanças, realizado no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador, na última segunda-feira (3). O evento foi destinado às equipes técnicas das secretarias de Finanças dos municípios, prefeitos, secretários, procuradores, assessores jurídicos, controladores, contadores e demais profissionais envolvidos na execução da prestação de contas das prefeituras.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, reivindicou que o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Cézar Lisboa, leve até o governador Rui Costa a proposta que, até o final do ano, sejam pagas mais quatro parcelas do cofinanciamento Estadual da Assistência Social, que foram pactuadas em 2018 e estão atrasadas. Sendo as duas, que já estavam previstas no orçamento, até o dia 13, e as outras duas até o dia 31. “Isso pode amenizar um pouco a nossa situação. Resolveria parte do problema”, disse Eures.

Os prefeitos presentes relataram sua extrema preocupação diante dos repasses atrasados, ainda mais graves uma vez que o governador está no final do seu primeiro mandato. Além disso, para o exercício de 2019, a UPB quer receber a lista dos municípios com pendências na prestação de contas, para atuar no apoio aos inadimplentes impossibilitados de receberem os repasses.

A entidade também pretende ampliar a interlocução com o governo no que diz respeito ao acesso a informação sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Precisamos fazer o acompanhamento contínuo dos repasses”. As propostas fizeram parte do termo de compromisso que o secretário levou para análise. “Eu vou ler, analisar e propor alternativas no caso de divergências diante desse termo. Vamos fazer um esforço junto ao governador sobre esse assunto”, disse Cézar. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas