#Bahia: Barragem em Brumado volta a ‘sangrar’ após chuvas fortes na nascente do Rio das Contas

Postado em dez 11 2018 - 12:01pm por Jornal da Chapada

O barramento, que tem capacidade para cerca de 15 milhões de metros cúbicos de armazenamento, transbordou | FOTO: Divulgação/Achei Sudoeste |

Após um ano, a Barragem de Cristalândia, em Brumado, voltou a sangrar, por conta da quantidade de água que chegou ao lugar após as fortes chuvas na região da nascente. O barramento, que tem capacidade para cerca de 15 milhões de metros cúbicos de armazenamento, transbordou. Até a última semana, a barragem, que abastece a sede dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras e mais algumas comunidades rurais, estava 1,5 metros abaixo da sua capacidade. Com isso, um impasse entre a Embasa e os ribeirinhos acabou.

É que, com a estiagem, a Embasa vinha mantendo um controle na descarga ecológica que mantém a perenidade do Rio das Contas, gerando transtornos. Boa parte das fazendas de plantio ao longo do Rio estava sem água para regar suas plantações, o que já estava comprometendo as produções de maracujá, manga e outros produtos da lavoura, bem como a criação animal, gerando falta de renda e emprego na localidade. Jornal da Chapada com informações de Achei Sudoeste.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.