Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ex-prefeito de Nova Redenção conclama autoridades para realizarem ações em favor do Rio Paraguaçu

Trecho do Rio Paraguaçu na região do município de Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

O ex-prefeito do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, Ivan Soares (PT), em conversa com o Jornal da Chapada, falou sobre a necessidade de lutar pelo Rio Paraguaçu. Principalmente agora, com a aprovação da Lei 13.702/2018 (que dispõe sobre a política nacional de irrigação), que teve Soares como mentor. A ideia é que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), passasse a ter responsabilidade e realizasse ações na bacia do Paraguaçu.

O ex-prefeito da cidade de Nova Redenção, Ivan Soares | FOTO: Divulgação |

“Em 2011 quando encampamos a campanha ‘Paraguaçu Rio da Bahia’ era para cobrar uma legislação que fizesse com que a Codevasf trouxesse recursos, cuidasse da revitalização, lutasse contra o assoreamento”, disse o líder político. Foram feitas audiências públicas com a sociedade e órgãos públicos, inclusive contando com a presença do deputado Afonso Florence (PT-BA), em Itaberaba.

“Ele se comprometeu a cuidar da legislação na Câmara Federal. Depois de alguns anos, aquilo que idealizamos tornou-se realidade, a lei foi aprovada, expandido as responsabilidades da Codevasf para toda bacia do Rio Paraguaçu”, afirmou Soares. Ivan conclamou as autoridades constituídas da Chapada e da Bahia para o cumprimento da lei, já que o rio está sofrendo e se não houver com urgência uma solução ele pode morrer.

“São iniciativas como estas que nos mostra ser possível lutar. Cabe agora nós, sociedade, poderes públicos, acompanhar e cobrar o seu cumprimento, principalmente por ser o Rio Paraguaçu genuinamente baiano e a ‘caixa d’ água’ do estado”, concluiu.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas