Líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira tem nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria

Publicidade
Postado em dez 13 2018 - 1:00pm por Jornal da Chapada

O deputado federal Valmir Assunção, autor do projeto que insere o líder camponês no livro de aço, durante solenidade em Brasília | FOTO: Divulgação |

O líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira teve seu nome inserido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, junto com mais 20 personalidades brasileiras, durante solenidade oficial na última quarta-feira (12) no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A inserção do líder no ‘livro de aço’ foi possível devido a um projeto (o PL 3700/2012) do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que tramitava desde o começo deste ano, e foi sancionado por meio da Lei 13.598/12. O parlamentar petista defende e destaca a atuação de Teixeira no final da década de 50 como fundamental para a história da luta por terra no pais.

“Um feito histórico para os movimentos sociais e em especial para os que lutam pela reforma agrária. Em um período tão difícil que nós estamos enfrentando no país, do qual o governo eleito estabelece como inimigo número um o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Por isso, essa homenagem faz com o que nós possamos continuar lutando pela reforma agrária, defendendo os movimentos sociais para que a gente possa mudar a realidade deste país, democratizando o acesso à terra”, destaca Assunção.

Esse livro existe desde 7 de setembro de 1989 e tem valor simbólico na preservação da memória nacional. Registra nomes como os de Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Santos Dumont, Machado de Assis, Zuzu Angel e o político Leonel Brizola, por exemplo. Agora, o deputado baiano aguarda a aprovação do Senado de outro projeto seu, que pode inserir o nome de Dandara dos Palmares no mesmo livro. “Será uma vitória do Movimento Negro, em especial as mulheres negras, quando o Senado aprovar a inclusão do nome de Dandara. O PLC 119/2018, também de autoria do nosso mandato, saiu da Câmara com unanimidade de aprovação e esperamos que o Senado possa concluir este processo o mais rápido possível”, salienta Valmir.

João Pedro Teixeira
Teixeira foi um líder camponês, ativo defensor do trabalhador rural no final dos anos 50 e fundou a Federação das Ligas Camponesas da Paraíba. Sua casa era frequentemente alvo de disparos de armas de fogo e vivia sob constantes ameaças dos latifundiários. Em 1962, foi assassinado com três tiros numa emboscada por enfrentar os interesses dos grandes proprietários rurais. Nordestino e negro, João Pedro é considerado um mártir da luta camponesa, um grande lutador contra o latifúndio e pela organização dos trabalhadores do campo. As Ligas Camponesas fazem parte da memória histórica de quem faz a luta pela terra.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.