A secretária municipal de Educação de Itaberaba, Nogma Andrade Britto, foi a convidada do programa A Hora da Cidade, pela Rádio Diamantina FM 95,5, da última terça-feira (18). Ela continuou a série de entrevistas com secretários municipais e outros agentes públicos para fazer um Balanço das Ações implementadas pelas pastas durante 2018.
Em sua participação, a secretária destacou que foi “um ano de muitos desafios mas, também, de muitas conquistas”. Confira os principais dados levantados pela secretária Nogma Andrade Brito, expostos durante o programa. Na página oficial da prefeitura de Itaberaba nas redes sociais os internautas podem conferir a íntegra de edições do programa.
Planejamento
A secretária, que tomou posse em janeiro, destacou o trabalho de planejamento tanto para a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino (RME) quanto para a Conferência Municipal de Educação.
Conferência de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou a Conferência de Educação de Itaberaba. Evento realizado no Auditório do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Modelo), nos dias 15 e 16, e contou com participação do professor Luiz Valter Lima, integrante do Fórum Estadual de Educação, ministrando a palestra de abertura.
Encontros pedagógicos
Ainda em fevereiro (15), a Seduc realizou o I Encontro Pedagógico da Rede que aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Jardim das Palmeiras, e reuniu centenas de profissionais da educação municipal, dentre professores, diretores e coordenadores pedagógicos, para a Abertura Oficial do Ano Letivo 2018 da RME.
A Seduc realizou o II Encontro Pedagógico da Rede. O Encontro contou com a participação de todos os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores que compõem o quadro profissional de todas as 42 Unidades Públicas Municipais de Ensino.
Capacitações
Nogma destacou o trabalho desenvolvido pela gestão Cidade de Todos com a valorização dos profissionais da Educação com a realização de cursos de capacitação para os servidores da pasta. Segundo ela, foram cerca de 15 cursos de capacitação, parte realizados no Cenacon Giovanni Caneva, incluindo desde agentes de portaria a professores e diretores das escolas, efetivos ou não.
Proerd
A Seduc, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), duas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Itaberaba, envolvendo quatro escolas da Rede. Foram duas Escolas no primeiro semestre e duas no segundo, envolvendo cerca de 400 alunos, com idades entre 9 e 12 anos, com a finalidade de promover a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes.
Fetran 2018
A Seduc, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da edição 2018 do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) que, entre os meses de agosto a novembro deste ano, levará para o cotidiano pedagógico de alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino (RMS) conteúdos relacionados com o tema Trânsito, formando, hoje, os pedestres e motoristas de amanhã.
Resgate do Civismo
Também em parceria com a PMBA, através do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR Chapada), a Seduc participa do projeto “Resgatando o Civismo nas Escolas Municipais de Itaberaba”, por meio do qual alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) serão informados sobre a importância do respeito aos símbolos nacionais e aos valores éticos na formação do cidadão.
Desfile Cívico de 7 de Setembro
Em setembro, a Seduc promoveu diversas ações afirmativas da nacionalidade em todas as unidades da RME, além do Desfile Cívico, no dia 7, com o tema “Diversidade de cores, ritmos e crenças” que integra o conteúdo programático da Rede.
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
A Seduc, em parceria com as secretaria municipais de Saúde (Sesau) e de Ação Social e Cidadania (Seas), participou da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que, este ano, abordou o tema “Pessoa com deficiência: direitos, desafios e realizações”. A semana aconteceu do dia 21 a 28 de agosto de 2018.
Paternidade Responsável
Em parceria com Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (NUPAR), a Seduc participou do Programa Paternidade Responsável que realizou audiências preliminares para o processo de reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino (RME). Segundo levantamento, realizado pela Seduc, foram identificados 510 casos de paternidade não reconhecida na RME. Jornal da Chapada com informações de assessoria.