Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Grave acidente na região de Seabra mobiliza Hemoba de Itaberaba; saiba como doar sangue

O 'Sabadão Solidário' da UCT/Hemoba tem o apoio da prefeitura de Itaberaba | FOTO: Divulgação |

capa23
A UCT de Itaberaba funciona nas dependências do antigo Hospital Regional de Itaberaba | FOTO: Reprodução |

Em razão do trágico acidente, ocorrido na manhã desta quinta (3), entre uma carreta carregada de grãos e um micro-ônibus de turismo, na BR 242, região do município de Seabra, na Chapada Diamantina, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Itaberaba, ligada à Fundação Hemoba, informa para toda a população de Itaberaba e região que realizará coleta de sangue durante toda esta sexta (4), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A UCT de Itaberaba funciona nas dependências do antigo Hospital Regional de Itaberaba (HRI), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 600. Para maiores informações entre em contato com a UCT de Itaberaba, através do número (75) 3251 2575, horário comercial. Para ser doador de sangue e ajudar a salvar vidas, o interessado precisa observar alguns pré-requisitos básicos, antes de procurar a Unidade de Coleta, veja lista no final desta publicação.

Fotos

1 / 6

Sobre o acidente
Uma batida entre uma carreta e um micro-ônibus deixou ao menos seis mortos e 23 feridos na BR-242, no perímetro urbano da cidade de Seabra. Conforme informou a PRF, outros dois veículos de passeio foram atingidos pelo caminhão, que não conseguiu parar após bater no micro-ônibus. A polícia disse que o micro-ônibus saiu de Goiás com destino a cidade baiana de Senhor do Bonfim.

De acordo com a polícia, o acidente ocorreu por volta 9h, na entrada da cidade. À polícia, testemunhas relataram que a carreta, que saiu de Barreiras, no oeste da Bahia, perdeu o freio e acabou colidindo no ônibus. “A provável causa do acidente foi falha mecânica. A carreta colidiu na lateral do micro-ônibus e mais dois veículos. O micro-ônibus tinha capacidade para 22 passageiros mais o motorista”, explicou o agente da PRF em Seabra, Glauber Nunes, ao site G1.

Por conta do acidente, os veículos ficaram destruídos. O micro-ônibus perdeu o teto com a força da batida e o caminhão ficou sem a cabine. Os objetos dos passageiros ficaram espalhados pela rodovia, assim como as sacas de floco de milho que eram transportadas na carreta. Tanto o motorista da carreta quanto do micro-ônibus sobreviveram. Eles e os demais feridos foram encaminhados para o Hospital Regional da Chapada, também em Seabra. Não há informações sobre o estado de saúde deles. As informações são de assessoria e do G1.

Pré-requisitos básicos para doação de sangue em Itaberaba:
Documento oficial com foto original.
Idade: 16 à 69 anos (menores precisam do responsável legal e a primeira doação pode ser feita até os 60 anos de idade).
Pesar mais de 50kg.
Estar alimentado (lembrando de não ingerir alimentação gordurosa até 3h antes da doação).
Não ter consumido bebida alcoólica até 12h antes à doação.
Não fumar até 2h horas antes à doação.
Ter dormido pelo menos 6h de sono.
Não estar gripado.
Não estar fazendo uso de antibióticos.

Leia também

Chapada: Acidente grave entre caminhão e micro-ônibus deixa mortos na BR-242 em Seabra

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas