A gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), modernizou a Lavanderia do Hospital Geral de Itaberaba (HGI). Segundo a administração municipal, isso inclui a reforma e ampliação do espaço, além da compra de novas máquinas e equipamentos, em um investimento de mais de R$ 200 mil.
Ainda de acordo com a equipe do prefeito Ricardo, o HGI passa a contar com um sistema avançado de processamento de roupas, ampliando em 500% a capacidade da Lavanderia, aumentando de 30 kg para 150 kg a quantidade de roupas processadas por sessão. Foram adquiridas uma lavadora de desinfecção, uma secadora elétrica, uma calandra, também elétrica, e uma centrífuga de tripé. Os equipamentos já começaram a ser instalado no lugar dos antigos.
A principal medida introduzida para o controle das infecções, com a reforma e os novos equipamentos, foi a instalação da “barreira de contaminação”, que existia de forma precária e separa a lavanderia em duas áreas distintas: a “área contaminada” ou “suja”, utilizada para separação e lavagem; e a “área limpa”, utilizada para acabamento (centrifugação, secagem/calandragem, dobragem) e guarda. Jornal da Chapada com informações de assessoria.