O incêndio florestal que atingiu uma área de preservação ambiental na Serra da Macaqueira, no Parque Municipal das Macaqueiras, em Jacobina, cidade da Chapada Norte, foi debelado após oito dias de combate. O tamanho da área destruída ainda é desconhecido, mas, a Grota do Brito, onde fica a Cachoeira da Viúva, chegou a ser atingida. Segundo a prefeitura, foi solicitado o apoio aéreo ao Governo Estadual, o que não foi disponibilizado. Segundo a gestão municipal, isso dificultou a ação de combate e monitoramento.
O monitoramento foi feito até a tarde da última terça-feira (22), com uma nova equipe do Corpo de Bombeiros Militar, sob o comando do tenente Luz, que chegou na noite de domingo (20) em substituição a equipe do tenente Rocha e a equipe da prefeitura. As chamas iniciaram no domingo (13). No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi acionado pelo secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura.
De acordo com o secretário, o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e brigadistas voluntários também apoiaram com o monitoramento e fiscalização na terça-feira (15), além da Guarda Civil Municipal. Segundo o prefeito Luciano Pinheiro (DEM), o local em que o incêndio iniciou trata-se de uma área de preservação e se alastrou para dois lados.
“Causando grande prejuízo a fauna e a flora. Existia também a preocupação com a segurança dos moradores que residem na comunidade (da Grota) do Brito. Graças ao esforço e a colaboração de todos os envolvidos, o incêndio foi controlado evitando que os prejuízos fossem ainda maiores”, ressaltou. Jornal da Chapada com informações de BNews.