Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Peixes aparecem mortos em rio de Ituaçu e secretaria colhe amostras para análise

Moradores da cidade chapadeira afirmam que o motivo da morte dos peixes estaria ligado à aplicação de veneno (agrotóxicos), realizada pela prefeitura local nas ruas, para evitar a proliferação do mato | FOTO: Montagem do JC |

Peixes mortos foram encontrados no Rio Mato Grosso, que corta o município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, e moradores gravaram vídeos que foram difundidos em redes sociais esta semana apontando para uma suposta contaminação do manancial. Devido ao caso, a prefeitura municipal, via Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mobilizou uma equipe para colher amostras da água e dos peixes mortos para enviar a um laboratório de Salvador e saber o que aconteceu.

Segundo informações, algumas espécies de peixes foram afetadas em trajeto das águas. Moradores da cidade chapadeira afirmam que o motivo da morte dos peixes estaria ligado à aplicação de veneno (agrotóxicos), realizada pela prefeitura local nas ruas, para evitar a proliferação do mato. “A chuva acabou levando esse veneno ao rio e matando os peixes”, diz um morador que publicou um vídeo. O morador chegou a denunciar que a aplicação do veneno não era adequada e que “a prefeitura estaria cometendo grave crime ambiental”.

Em resposta, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ituaçu, André Magalhães, publicou vídeo em rede social para informar sobre o caso. Segundo ele, essa situação foi vista apenas em uma parte do rio, logo debaixo da ponte, e que visitou outros trechos do manancial e não constatou mais mortes de peixes.

“Só tem peixe morto [no trecho] embaixo da ponte. Andamos três quilômetros para abaixo e três quilômetros a cima e não encontramos sequer um peixe morto. Tiramos amostras de peixes e de água e estão saindo agora para Salvador e vamos mandar para laboratório. Em breve teremos os resultados e vamos ver o que realmente aconteceu”, informa Magalhães.

De acordo com site local, uma denúncia já teria sido registrada por moradores em órgão que trata do meio ambiente e recursos hídricos da Bahia e aguarda resposta sobre a aplicação irregular de agrotóxicos na cidade de Ituaçu.

Jornal da Chapada

Vídeo publicado pelo secretário de Meio Ambiente

Confira vídeos publicados em redes com denúncias

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas