Chapada: Peixes aparecem mortos em rio de Ituaçu e secretaria colhe amostras para análise

Postado em jan 30 2019 - 7:09pm por Jornal da Chapada

Moradores da cidade chapadeira afirmam que o motivo da morte dos peixes estaria ligado à aplicação de veneno (agrotóxicos), realizada pela prefeitura local nas ruas, para evitar a proliferação do mato | FOTO: Montagem do JC |

Peixes mortos foram encontrados no Rio Mato Grosso, que corta o município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, e moradores gravaram vídeos que foram difundidos em redes sociais esta semana apontando para uma suposta contaminação do manancial. Devido ao caso, a prefeitura municipal, via Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mobilizou uma equipe para colher amostras da água e dos peixes mortos para enviar a um laboratório de Salvador e saber o que aconteceu.

Segundo informações, algumas espécies de peixes foram afetadas em trajeto das águas. Moradores da cidade chapadeira afirmam que o motivo da morte dos peixes estaria ligado à aplicação de veneno (agrotóxicos), realizada pela prefeitura local nas ruas, para evitar a proliferação do mato. “A chuva acabou levando esse veneno ao rio e matando os peixes”, diz um morador que publicou um vídeo. O morador chegou a denunciar que a aplicação do veneno não era adequada e que “a prefeitura estaria cometendo grave crime ambiental”.

Em resposta, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ituaçu, André Magalhães, publicou vídeo em rede social para informar sobre o caso. Segundo ele, essa situação foi vista apenas em uma parte do rio, logo debaixo da ponte, e que visitou outros trechos do manancial e não constatou mais mortes de peixes.

“Só tem peixe morto [no trecho] embaixo da ponte. Andamos três quilômetros para abaixo e três quilômetros a cima e não encontramos sequer um peixe morto. Tiramos amostras de peixes e de água e estão saindo agora para Salvador e vamos mandar para laboratório. Em breve teremos os resultados e vamos ver o que realmente aconteceu”, informa Magalhães.

De acordo com site local, uma denúncia já teria sido registrada por moradores em órgão que trata do meio ambiente e recursos hídricos da Bahia e aguarda resposta sobre a aplicação irregular de agrotóxicos na cidade de Ituaçu.

Jornal da Chapada

Vídeo publicado pelo secretário de Meio Ambiente

Confira vídeos publicados em redes com denúncias

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.