Os 63 deputados estaduais da Bahia reabriram os trabalhos na Assembleia Legislativa do estado (Alba) na última segunda-feira (4), três dias após tomarem posse na casa. A solenidade contou com a participação do governador Rui Costa (PT) e outros representantes. Eles foram recebidos pelo novo presidente da casa, o deputado Nelson Leal (PP). Na sessão, os deputados e os outros convidados fizeram um minuto de silêncio pela morte do empresário Paulo Gaudenzi, que foi secretário da Cultura e do Turismo da Bahia e presidente da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa). Paulo Gaudenzi morreu nesta segunda-feira (4), aos 74 anos, em Salvador.
Em seu discurso, o chefe do Legislativo voltou a citar a tragédia de Brumadinho, defendeu o papel do Estado como regulador das relações econômico-sociais e que os poderes constitucionais serão harmônicos. “É hora, governador Rui Costa, de empreendermos uma defesa vigorosa sobre o real papel do Estado. E Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público sempre estarão em harmonia quando os interesses maiores do povo da Bahia prevalecerem”, discursou Leal. O chefe do Legislativo também traçou a principal diretriz que irá nortear o seu mandato.
“O modelo de gestão desta Assembleia Legislativa será compartilhado entre todos os 63 deputados. E quatro princípios aqui serão imutáveis e inegociáveis: a liberdade, a democracia, a austeridade e a transparência. Será preciso muito trabalho para nos aproximarmos realmente do povo e, de fato, transformamos o Legislativo em poder da cidadania. Para fugir da tentação das decisões monocráticas, o Colégio de Líderes não só vai continuar, como será ainda mais fortalecido com a criação do Colégio de Presidentes de Comissão”, disse o deputado.
Ele também falou de suas principais propostas para o biênio. “As Comissões – tanto as permanentes como as especiais – terão um calendário anual para discussão dos principais problemas que afligem a Bahia e os baianos. Não faltam temas: saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento rural, industrialização. Também queremos ir ao encontro das populações do interior com o projeto “Alba Pela Bahia”, debatendo, por exemplo, o agronegócio na região de Barreiras; a industrialização da microrregião de Feira; a fruticultura no Sudoeste; a mineração em Caetité e Brumado; o assoreamento do Rio São Francisco em Bom Jesus, Juazeiro e Paulo Afonso, entre tantos outros temas”, detalhou Nelson Leal.
Uma outra proposta da nova gestão da Alba será contribuir para o aprimoramento do Legislativo nos municípios. “Já temos, aqui na sede a Alba, a Sala do Vereador, em parceria com a União dos Vereadores da Bahia (UVB). Vamos ampliar esse intercâmbio com a criação do Núcleo de Apoio às Câmaras Municipais, para facilitar o relacionamento e a troca de experiência entre as casas legislativas da Bahia, em temas como mandatos parlamentares, legislação e jurisprudência”, explicou o chefe do Legislativo estadual. Com informações de assessoria e do G1.
Confira a lista dos deputados empossados
João Isidório (AVANTE)
Rosemberg (PT)
Diego Coronel (PSD)
Zé Raimundo (PT)
Eduardo Salles (PP)
Rogério Andrade Filho (PSD)
Alex da Piatã (PSD)
Alex Lima (PSB)
Adolfo Menezes (PSD)
Ivana Bastos (PSD)
Dal (PC do B)
Marcelinho Veiga (PSB)
Fátima Nunes (PT)
Roberto Carlos (PDT)
Targino Machado (DEM)
Antônio Henrique Jr. (PP)
Jusmari (PSD)
José de Arimateia (PRB)
Nelson Leal (PP)
Robinson (PT)
Pedro Tavares (DEM)
Sandro Régis (DEM)
Marcell Moraes (PSDB)
Samuel Junior (PDT)
Luciano Simões (DEM)
Alan Castro (PSD)
Vitor Bonfim (PR)
Eduardo Alencar (PSD)
Zé Cocá (PP)
Marquinho Viana (PSB)
Olivia Santana (PC do B)
Jurailton Santos (PRB)
Bobô (PC do B)
Tom Araujo (DEM)
Paulo Câmara (PSDB)
Léo Prates (DEM)
Laerte do Vando (PSC)
Fabíola Mansur (PSB)
Euclides (PDT)
Soldado Prisco (PSC)
Marcelino Galo (PT)
Neusa Cadore (PT)
Robinho (PP)
Fabrício (PC do B)
Aderbal Caldas (PP)
Mirela Macedo (PSD)
Jacó (PT)
Dr.David Rios (PSDB)
Jânio Natal (PODE)
Alan Sanches (DEM)
Paulo Rangel (PT)
Maria Del Carmen (PT)
Jurandy Oliveira (PRP)
Osni (PT)
Niltinho (PP)
Zó (PC do B)
Tum (PSC)
Capitão Alden (PSL)
Hilton Coelho (PSOL)
Pastor Tom (PATRI)
Katia Oliveira (MDB)
Talita Oliveira (PSL)
Junior Muniz (PHS)
Confira a composição da mesa diretora biênio 2019/2020
Presidente: Nelson Leal (PP)
1º Vice-presidente: Alex Lima (PSB)
2º Vice-presidente: Ivana Bastos (PSD)
3º Vice-presidente: Fabrício Falcão (PCdoB)
4º Vice-presidente: Soldado Prisco (PSC)
1º Secretário: Maria Del Carmen (PT)
2º Secretário: Tom Araujo (DEM)
3º Secretário: Talita Oliveira (PSL)
4º Secretário: Euclides Fernandes (PDT)