A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) recebeu a fotógrafa profissional, Marisa Vianna, em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no último dia 6 de fevereiro para tratar de uma produção que envolve a Chapada Diamantina. Vianna solicitou o apoio da parlamentar na realização de um material que visa registrar e documentar a história, por meio de fotografias e textos, as pessoas e a cultura na produção do café na região chapadeira.
O projeto intitulado ‘Gente que produz café’ pretende abordar o dia a dia dos trabalhadores do campo na produção do grão. “A ideia é mostrar o grande amor que move o homem no campo, fazendo-o permanecer na terra mesmo diante de tantas adversidades e não sendo valorizado. O café especial que possui um grande público, inclusive internacional, é de fato produzido por pequenos produtores”, explicou a idealizadora do projeto.
Para a parlamentar, a iniciativa é louvável e contribuirá significativamente para a memória e manutenção da cultura e tradição de um povo e de uma época. “A Bahia é o quarto produtor de café do país, sendo responsável pela geração de emprego e renda para cerca de 400 mil pessoas na região. A Chapada Diamantina é destaque pelas suas belezas naturais, mas abriga também grandes produções como a do café que merecem ser reconhecidas”, afirmou Ivana Bastos.
Ainda a deputada destacou que o mandato será um grande incentivador de ações que valorizem a história do estado. “Após a apresentação do projeto feito por essa grande fotógrafa Marisa, o nosso mandato buscará apoio dos órgãos competentes para a concretização desse material, que exalta o homem e a mulher do campo como protagonistas e mantém viva a história e a contribuição da agricultura familiar no estado e no país”, considerou. As informações são de assessoria.