Embora tenha perdido a eleição na Bahia para o candidato Fernando Haddad (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) conta com aprovação de 57,7% dos baianos após quase dois meses de mandato. Outros 35,3% desaprovam o governo dele, enquanto 6,9% não sabem ou não opinaram sobre a questão. Esse índice foi apresentado pelo Instituto Paraná Pesquisas em levantamento encomendado pelo site Bahia Notícias. Da última quarta (20) até o domingo (24), o instituto ouviu 1.542 eleitores baianos, espalhados em 70 dos 417 municípios do estado.
Na avaliação de 10,3% deles, o governo do capitão é “ótimo”. Para 28,2%, a gestão é avaliada como “boa” e 31,9% acreditam que é apenas “regular”. Por outro lado, 10,1% dos baianos ouvidos pelo instituto dizem que o governo é “ruim” e 15,2% acreditam que é “péssimo”. Outros 4,3% não sabem ou não opinaram sobre o assunto.
Com margem de erro de 2,5%, a pesquisa tem grau de confiança de 95%. Ela está registrada no Conselho Regional de Estatística sob o nº 3122/19. Vale lembrar que, em outubro, Bolsonaro saiu vitorioso em apenas quatro cidades baianas: Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Buerarema (saiba mais aqui). No geral, todos os estados do Nordeste deram preferência ao candidato petista Fernando Haddad, que mesmo assim perdeu a eleição presidencial. As informações são do site Bahia Notícias.