Chapada: ‘Quilombelas’ do Remanso, em Lençóis, elegem mulher como líder de associação

Postado em mar 8 2019 - 6:46pm por Jornal da Chapada

A presidente Araceli Dias quer priorizar o projeto de agroecologia chamado ‘Quintal Produtivo’, com o plantio inteligente de hortaliças e verduras | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A Associação Quilombola do Remanso, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, terá pela primeira vez, a liderança de uma mulher. Araceli Dias tomou posse como presidente da instituição com a proposta de fortalecer a participação feminina. Desde seu início, a comunidade, estimada em 500 pessoas só de famílias afrodescendentes, sem miscigenação, foi liderada por homens, mas agora a proposta é fazer com que as ‘quilombelas’, como se autointitulam as mulheres que apoiam Araceli, tomem conta dos projetos agrícolas e de turismo.

Em sua gestão, Dias quer priorizar o projeto de agroecologia chamado ‘Quintal Produtivo’, com o plantio inteligente de hortaliças e verduras. “Onde tiver um pé de andu, que é alto, vamos plantar alface, que é rasteiro, a fim de garantir a variedade do sistema agroecológico”, pontuou ela. Também está nos planos das ‘quilombelas’ a valorização das plantas para fins terapêuticos, utilizando o conhecimento das florestas, principalmente por parte das senhoras negras mais idosas. Jornal da Chapada com informações do jornal A Tarde.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.