Chapada: Itaberaba, Jacobina e Seabra vão ganhar novas unidades de saúde; deputado comemora medidas

Postado em mar 19 2019 - 2:24pm por Jornal da Chapada

“O setor [de saúde] é prioridade do governo de Rui Costa, tanto que tem investido em inúmeros equipamentos públicos novos, além de novas formações profissionais e qualificações das unidades de saúde já existentes”, salienta Marcelo Veiga | FOTO: Divulgação |

Os municípios de Itaberaba, Jacobina e Seabra, todos na Chapada Diamantina, vão receber novas unidades de saúde do governo da Bahia. Os deputados estaduais que compõem a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) se reuniram, nesta terça-feira (19), na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), para conhecer mais da estrutura da nova central de regulação de leitos no estado, dos novos investimentos para a construção de hospitais, maternidades e policlínicas e reformas de outros equipamentos em diferentes regiões. Na pauta do encontro com o titular Fábio Vilas-Boas, também foi tratado de forma detalhada o balanço da gestão entre 2015 a 2018 e o planejamento para 2019 até 2023. Para o parlamentar Marcelo Veiga (PSB), suplente da comissão na Alba, a saúde é prioridade no governo de Rui Costa (PT).

Marcelo destacou a construção de novos hospitais, maternidades e policlínicas como em Lauro de Freitas, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Itaberaba (Chapada Diamantina – novo Hospital Regional), Salvador, Caetité, Camaçari, Seabra (Nova Maternidade), Vitória da Conquista, Jacobina, Valença, Guanambi, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Jacobina (Chapada Norte – Policlínica Regional) e Ilhéus. “O balanço e a projeção de investimentos na área de saúde do estado apontam para a necessidade de mais estruturas e unidades de atendimento em todas as regiões da Bahia. O setor é prioridade do governo de Rui Costa, tanto que tem investido em inúmeros equipamentos públicos novos, além de novas formações profissionais e qualificações das unidades de saúde já existentes. E essa questão sobre regulação é de fundamental importância para destravar e dinamizar os atendimentos de enfermos. Essa última medida vai diminuir o tempo de espera dos usuários”, informa Marcelo.

O parlamentar frisou que as novas estruturas e a reforma das existentes vão melhorar ainda mais o atendimento de quem mais precisa. “Mais importante que os dados apresentados é saber que a população por onde passo sente essas melhorias. Oito policlínicas estão em funcionamento e outras 12 estão sendo construídas. Até 2022 serão 24 unidades em pleno funcionamento”, completa. No encontro, os parlamentares conheceram os novos equipamentos, mas também visitaram o canteiro de obras do Centro de Comando e Controle da Saúde, a nova Central de Regulação que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A Sesab aponta que novas maternidades serão instaladas em Seabra (no antigo prédio Frei Justo), Ilhéus (antigo prédio do Hospital Luis Viana), Camaçari, Lauro de Freitas (antigo prédio do Menandro de Farias) e Salvador (maternidade João Bastita Caribé). Novos hospitais em Lauro de Freitas (Metropolitano e de Cuidados Prolongados), Feira de Santana (Cleriston Andrade II), Teixeira de Freitas (Regional Costa da Baleia), Itaberaba (Reforma do Regional), Caetité (hospital do Câncer), Salvador (hospital de Recuperação e Cuidados Prolongados em Itapagipe), além de Vitória da Conquista (Centro de Traumatologia) e de Ilhéus (UPA porte II).

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.