Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito e políticos de Utinga lutam por instalação de curso de Agronomia no município

Encontro com representantes do IFBaiano em Salvador | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Utinga, cidade da Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSL), o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Aguiar, o vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Erenilto, mais conhecido como Nego do Pau Pebas, e o secretário municipal de Educação Guilherme de Cássio estiveram reunidos na última semana, com o diretor executivo do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Marcelito Trindade Almeida, e sua equipe, em Salvador, no intuito de levar o curso de agronomia para o Campus em Utinga.

Na oportunidade, o prefeito pediu uma audiência com o secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues para tratativas sobre o mesmo tema com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e esteve em audiência com o deputado Marcelo Veiga (PSB), representante da administração ‘Utinga de Todos’ na Assembléia Legislativa do Estado.

Em conversa com o Jornal da Chapada, o gestor utinguense afirmou que nesta sexta-feira (22) buscará, em Itaberaba, durante a abertura oficial 3ª ExpoParaguaçu, apoio dos gestores públicos para que essa meta da administração ‘Utinga de Todos’ consiga ser realizada. Inclusive o governador Rui Costa (PT) estará presente no evento e deverá ser procurado também. Além da adesão dos prefeitos da Chapada, Vieira disse que irá agendar a formalização do IFBaiano, em Utinga, no Ministério da Educação (MEC).

Reunião com o deputado estadual Marcelo Veiga na Alba | FOTO: Divulgação |

No ano passado Joyuson esteve com o governador nas instalações da extinta Empresa Baiana de Defesa Agropecuária (EBDA), uma fazenda de 400 hectares, para demonstrar que são propícias aos cursos de agronomia e veterinária, e poderiam ser aproveitadas para atender os cerca de 200 mil habitantes distribuídos por mais de 10 municípios da região.

Na época foi confirmada a viabilidade de seu aproveitamento para cursos agrícolas, transformando-a em um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano). Joyuson conversou, nesta quinta-feira (21) com o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), de Itaberaba, que já confirmou apoio à demanda do utinguense em prol da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas