O final de semana vem sendo de muita chuva em Itaberaba e região da Chapada Diamantina. O fenômeno atrapalhou parte da semana de ações e comemorações organizadas pela administração ‘Itaberaba de Todos’ em homenagem aos 142 anos de emancipação política e administrativa comemorados nesta terça-feira (26). O show do cantor Jau – marcado para acontecer no último sábado (23), às 23h, foi cancelado devido a quantidade de água que caia na cidade. A nova apresentação do cantor está programada para esta segunda (25), isso se a chuva der uma trégua.
Mas parece que a chuva não foi um transtorno para a maioria dos expositores que participam da ExpoParaguaçu 2019 na cidade chapadeira, a maior feira territorial realizada pela terceira vez em Itaberaba, já que muitos deles comemoraram. “Deixa chover, estávamos sofrendo com o calor e a falta de água, festa a gente faz outro dia”, declararam ao Jornal da Chapada Keka e o irmão Gerson, ambos responsáveis pelo estande do Horto Florikeka do município de Ipirá. A chuva também não atrapalhou as comemorações da comunidade pela assinatura do convênio para reforma do Hospital Regional (HRI), realizada em praça pública pelo governador Rui Costa, prefeito Ricardo Mascarenhas e pelo benfeitor do município, o jovem deputado federal Cacá Leão (PP).
A emenda parlamentar do parlamentar pepista assegurou parte dos recursos que serão investidos na obra de recuperação do HRI. Quem deve estar satisfeito é o prefeito Ricardo Mascarenhas. Afinal, mesmo com os prejuízos que a chuva vem causando no município, o jovem prefeito recebeu do governo R$80 milhões em obras. Rui Costa encheu a administração ‘Itaberaba de Todos’ de ações que vão beneficiar todas as camadas da sociedade. “Estamos com as equipes desde cedo nas ruas. O primeiro passo é cuidar das pessoas, dar esse primeiro atendimento. Muitas famílias estão tristes com a perda de seus bens, e até mesmo de suas casas. Em paralelo a essa ação, as equipes da infraestrutura estão no monitoramento aos pontos críticos, para que possamos traçar estratégias de contenção de danos, até porque, há sérios indicativos de mais chuvas nos próximos dias”, declara Ricardo Mascarenhas ao Jornal da Chapada.
Vale salientar, que durante a visita do governador, foram inaugurados oficialmente vários empreendimentos no município. Entre eles estão parte do sistema de esgotamento sanitário – que vem sendo construído em toda cidade, a quadra da escola municipal de tempo integral Tancredo Neves, o asfalto das três avenidas do centro, além do município ter recebido uma ambulância novinha e a promessa da implantação da água para a comunidade de Salinas. Também foi prometido a grama sintética no estádio da Primavera, e mais, o aval para que a tão sonhada policlínica regional seja construída em Itaberaba em consórcios de saúde com os prefeitos que compõem os territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.
Esse projeto foi de iniciativa e mobilização do jovem prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas. Para tanto, o gestor já está organizando uma outra reunião com os prefeitos para efetivação do consórcio e escolha do seu presidente. “O consórcio é um sonho para os prefeitos. É o meio mais igualitário, simplificado e econômico de fazer saúde pública nos municípios. Claro que é um desejo e uma honra que a policlínica se instale aqui em Itaberaba. Mas vamos decidir, de fato, em coletivo com os demais colegas prefeitos dos municípios que farão parte do consórcio. O importante é o resultado para o povo, que vai ter acesso a exames e consultas especializadas mais próximo de casa”, pontuou Ricardo.
As comemorações continuam, na medida em que a chuva permitir, com a programação da nona Semana de Arte e Cultura e as manifestações cívicas, culturais e religiosas, em homenagem ao aniversário da cidade.
Jornal da Chapada
Jau fala do cancelamento do show e da nova data
Nota de esclarecimento duplicado pela prefeitura de Itaberaba
Medidas já tomadas pela prefeitura