Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Manifestação pela recuperação da BA-142 será dia 1º de abril; protesto deve fechar a via

O protesto começa às 5h da manhã em frente à fazenda Itaguarana e vai “homenagear” o governador Rui Costa | FOTO: Montagem do JC |

A data escolhida pelos organizadores da manifestação a favor da recuperação da BA-142, que passa por municípios da Chapada Diamantina, como Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Tanhaçu, Abaíra e Mucugê foi divulgada e será 1º de abril. Pois é, justamente no ‘dia da mentira’. De acordo com os organizadores – que se mobilizam via aplicativo de mensagem -, o dia é uma referência à quantidade de vezes que políticos já falaram que iam resolver a situação. E eles pretendem cobrar a conta do governador Rui Costa (PT). O protesto será em frente à fazenda Itaguarana a partir das 5h da manhã.

“Essa data é boa. É em referência promessas nunca cumpridas de recuperação da estrada. Ninguém aguenta mais o descaso e os prejuízos causados pela péssima situação da via. A região da Chapada Sul é o acesso para quem vem do sudoeste e, além de escoar a produção, dá acesso a pontos turísticos conhecidos da Chapada Diamantina, como as cachoeiras do Buracão e Fumacinha, na região de Ibicoara e Mucugê, sem contar que é uma estrada para o distrito de Guiné, um dos fáceis acessos para o Vale do Pati”, frisa um dos organizadores em entrevista ao Jornal da Chapada.

Projeto em elaboração
Recentemente um internauta questionou o governador baiano em suas redes sociais sobre a reforma da BA-142 (veja aqui). E a resposta do petista criou uma expectativa na população. Mesmo assim, as comunidades dos municípios avisaram, através das redes sociais, que farão a mobilização e interdição da pista. Segundo as informações, os manifestantes só deixarão passar pelo bloqueio as ambulâncias.

De acordo com o governador, “o projeto de recuperação da BA-142. Trecho entre Mucugê – Barra da Estiva – Ituaçu – Tanhaçu – Distrito de Sussuarana, está em fase de elaboração. Vamos trabalhar para viabilizar essa importante obra para toda a região”, confirmou.

A recuperação chegou a ser pauta de encontro de políticos da região, na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, que contou com representantes dos quatro municípios (veja aqui). Os políticos iniciaram o movimento e aprovaram uma carta aberta para ser entregue ao governador, pedindo a recuperação da estrada estadual. Também foi criado um abaixo-assinado, que vai recolher assinaturas de moradores dos municípios chapadeiros.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Rui confirma encaminhamento de obra para recuperar BA-142 que interliga municípios da região

Chapada: Políticos da região se mobilizam e cobram recuperação da BA-142 ao governo de Rui Costa

Chapada: Péssimas condições de trecho da BA-142 entre Ituaçu e Tanhaçu revoltam moradores da região

Chapada: Buracos continuam sendo motivo de preocupação de quem passa pela BA-142 na região de Tanhaçu

Chapada: Motoristas reclamam das condições da rodovia BA-142 que interliga municípios da região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas