Dobrando a expectativa de crescimento projetada para a edição deste ano, a 3ª ExpoParaguaçu 2019 registrou um aumento de 40% no volume total negociado, com mais de R$ 6,3 milhões. A seleção apurada das melhores genéticas e as parcerias corretas contribuíram decisivamente para o sucesso do evento que, pelo terceiro ano consecutivo, trouxe chuva para Itaberaba e região. A estimativa da organização do evento era de um crescimento, no volume total de negócios, de 18% a 22%. A projeção levava em conta o momento atual da economia nacional.
“Fizemos uma projeção moderada para o crescimento do evento, mas os números mostram que estamos no caminho e que o evento, a cada ano, se torna maior e mais importante”, disse o secretário municipal Fabrício Martinez (Seagri). “Os números refletem o que nós já esperávamos, o crescimento do evento é notório e o mérito é da equipe. São meses se debruçando, firmando parcerias, buscando referências nos melhores eventos da categoria. Hoje somos a maior feira agropecuária da região, graças ao apoio do governo do Estado e dos expositores que confiaram em nosso trabalho. A gente se despede da ExpoParaguaçu, já com planos e ideias para a 4ª edição”, encerra o prefeito Ricardo Mascarenhas.
ExpoParaguaçu 2019
A terceira ExpoParaguaçu foi realizada entre os dias 20 e 24 de março. Ela abrigou feiras Territorial da Agricultura Familiar e de Animais de Alta Genética, a terceira Feira de Aves e Pequenos Animais e o I Festival Gastronômico do Piemonte do Paraguaçu, além da primeira etapa da Copa de Páscoa de Caprinos e Ovinos. Este ano, a Feira foi uma das maiores de todos os tempos, a começar pelo novo espaço que, com o dobro do tamanho, aumentou o número de expositores.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri/Bahia), de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Esta edição da feira contou, ainda, com o apoio da Associação dos Criadores do Cavalo Campolina da Bahia (ACCCBA) e da Associação do Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) que, em parceria com Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), realizou a 1ª etapa da Copa de Páscoa 2019 durante a ExpoParaguaçu de Itaberaba. Jornal da Chapada com informações de assessoria.