Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Representantes políticos de Utinga se unem para manter comarca no município

O prefeito Joyuson Vieira diz que Ruy Barbosa tem características semelhantes a Utinga, inclusive tem a vantagem de estar apenas a 37 quilômetros da comarca polo de Itaberaba, e nem por isso figura entre as ameaçadas de fechamento | FOTO: Divulgação |

Os representantes políticos de Utinga estão unidos para manter a comarca do município localizado na Chapada Diamantina. O advogado e presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Aguiar, o vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erenilto Sena, acompanhados pelo prefeito Joyuson Vieira (PSL) e pelo deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), foram recebidos no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pela desembargadora, Cíntia Maria Pina Resende, presidente da Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do TJ-BA, em audiência agendada pelo deputado federal, Marcelo Nilo (PSB).

Entre os argumentos utilizados para defender a continuidade da comarca de Utinga, está a que ela atende três municípios, Utinga, Bonito e Wagner, com cobertura direto de cerca de 50 mil habitantes. Essa mesma comarca também atende indiretamente as comunidades de Duas Barras, de Morro do Chapéu, Ibiaporã, de Mundo Novo, Colobró, de Ruy Barbosa, e parte do município de Lajedinho, em função da proximidade.

O presidente da Câmara de Utinga, registrou que a comarca possui cerca de 12 mil processos e sedia a vara eleitoral dos três municípios (Bonito, Utinga e Wagner), o que demonstra a necessidade de sua permanência. O prefeito Joyuson frisou a importância da manutenção da comarca, visto que a localização geográfica dela mais próxima é de quase 100 quilômetros para Utinga e as cidades mais próximas (Ruy Barbosa e Morro do Chapéu). Sendo assim, a sua desativação provocaria a desassistência judiciária à população desses locais.

Segundo o prefeito, a cidade de Ruy Barbosa tem características semelhantes a de Utinga, inclusive tem a vantagem de estar apenas a 37 quilômetros da comarca polo de Itaberaba, e nem por isso figura entre as ameaçadas de fechamento. “Estamos unidos prestando todas as informações para doutora Cíntia Maria, responsável, juntamente com o colegiado, por avaliar e decidir pela manutenção da nossa comarca”, disse.

Para finalizar, o prefeito Joyuson completou que todos os municípios integrantes da Comarca de Utinga têm parceria formal com o Poder Judiciário e assumem o ônus com servidores cedidos aquela Unidade de Justiça. “O nosso intuito é sempre atender bem o nosso povo humilde, que clama pela manutenção e até elevação da Comarca de Utinga”, disse o gestor. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas