Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Barragem Bandeira de Mello ‘sangra’ depois das fortes chuvas na região; veja vídeo

A barragem fica em uma região limítrofe entre os municípios de Itaetê e Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação |

As fortes chuvas que atingiram a região da Chapada Diamantina, além deixar os pontos turísticos cheios, como rios, cachoeiras e córregos (veja aqui), também fizeram a barragem Bandeira de Mello, que fica entre Itaetê e Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, ter sua vazão consideravelmente elevada. As águas do Rio Paraguaçu fizeram a barragem ‘sangrar’, como é dito popularmente pelos moradores da região. Vídeo enviado ao Jornal da Chapada mostra a força da água e a beleza que fica a barragem cheia.

Entretanto, todo cuidado é pouco. O local é bastante perigoso em época de cheia. É preciso muita atenção e seguir as orientações e placas. Essa barragem foi construída pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) em 2006. Sua vazão regularizada é de 18,83m3 por segundo. Já o lago armazena um volume de cerca de 111 milhões de metros cúbicos de água, possibilitando a irrigação de 19 mil hectares de terras férteis, abrangendo os perímetros de Canta-Galo, Canabrava, Piranhas, Caldeirão, Flamengo e Argoim.

A Bandeira de Mello tem uma extensão de 863 metros por 19,1m de altura. É, sem dúvida um dos importantes empreendimentos que beneficia milhares de pessoas. “A água é um bem fundamental para a existência dos seres vivos. E essa barragem trouxe qualidade de vida e alimento para a população da região do entorno e dos municípios chapadeiros, principalmente Itaetê, Marcionílio Souza e Boa Vista do Tupim. Existem plantações que são irrigadas com água da barragem e os tanques redes com criação de peixes. Vê-la cheia desse jeito é muito emocionante”, diz a bióloga Laisa Brito.

Jornal da Chapada

Veja o vídeo da Barragem Bandeira de Mello cheia

Leia também

Chapada: Chuvas voltam a amenizar o calor na região; vídeo mostra força da água em Andaraí

Chapada: Pontos turísticos cheios de água, paisagens espetaculares e muito frio; confira fotos e vídeos

#Vídeo: Defesa Civil cita os municípios em situação de risco por conta das chuvas na Bahia

Chapada: Dnit diz que responsabilidade de danos causados na BA-148 é do governo estadual

Chapada: Raios e trovões são registrados em municípios da região durante fortes chuvas; veja fotos e vídeos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas