Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuvas fortes causam transtornos em Jacobina e Lençóis durante a madrugada; veja vídeos

Água do Rio Lençóis invadiu as ruas da cidade da Chapada Diamantina | FOTO: Túlio Saraiva Barista |

Os municípios de Lençóis (Chapada Diamantina) e Jacobina (Chapada Norte) sofreram com a chuva forte que caiu na madrugada desta terça-feira (2). Em Jacobina, ocorreu desabamento de encostas, com deslizamento de pedras e queda de árvores na BR-324 sentido Salvador, em um trecho após a antiga balança do Derba. Inclusive, o desabamento ocorre em três locais e os condutores devem redobrar os cuidados para evitarem acidentes.

De acordo com a Defesa Civil do estado, em Jacobina choveu 140 mm entre 3h e 6h desta terça. A chuva fez o Rio do Ouro transbordar o que, junto com a chuva, acabou formando um grande volume de água que invadiu as ruas da cidade, causando os alagamentos, provocando a queda de um cais, de parte da balaustrada próximo a Praça Castro Alves.

A chuva foi tão forte que as águas passaram sobre o Sambódromo da Matriz, arrastando carros e alagando residências e comércios no centro da cidade. A forte chuva que caiu no Riacho do Judeu na madrugada arrancou também parte do calçamento da rua, deixando um veículo preso em meio a areia e pedras. Segundo informações, a chuva se concentrou mais na região norte, na região da Serra da Macaqueira, no Pico do Jaraguá, causando mais danos nas regiões dos bairros do Leader e Félix Tomaz.

Chuva alaga ruas de Jacobina na madrugada desta terça | FOTO: Divulgação/Jeanine Moreira |

Lençóis
Já em Lençóis, cidade turística da Chapada Diamantina, em três horas, foram registrados 80mm de chuva, que é o volume esperado para 20 dias. Conforme dados atualizados da Defesa Civil, durante toda a madrugada, o município foi atingido por 123 mm. Moradores de Lençóis registraram os alagamentos, e a região da rodoviária da cidade ficou tomada pela chuva. O órgão estadual informou que monitora a situação de Lençóis, onde há risco de contaminação devido ao transbordamento de fossas, além de choques elétricos, desabamento de muros e barrancos.

Segundo a Defesa Civil, ainda não há registro de feridos ou casas em situação de risco. Há desabrigados nos bairros de Lavrado e Tia Ricardina, os mais castigados pelo temporal, porém o número ainda não foi contabilizado. Os órgãos municipais de Jacobina e Lençóis estão fazendo levantamento de dados para verificar a situação dos moradores das duas cidades. Ainda na Chapada, a cidade de Andaraí também registrou chuvas, em torno de 115 mm, mas não foram registrados transtornos. Jornal da Chapada com informações de G1BA, Bahia Notícias e Augusto Urgente.

Veja vídeos de Lençóis

Imagens da chuva em Jacobina

Leia também

Chapada: Fortes chuvas e volume de água em Andaraí assustam moradores e enchem pontos turísticos

#Vídeo: Defesa Civil cita os municípios em situação de risco por conta das chuvas na Bahia

Chapada: Pontos turísticos cheios de água, paisagens espetaculares e muito frio; confira fotos e vídeos

Chapada: Raios e trovões são registrados em municípios da região durante fortes chuvas; veja fotos e vídeos

Chapada: Chuvas voltam a amenizar o calor na região; vídeo mostra força da água em Andaraí

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas