Em Lençóis, cidade na Chapada Diamantina, foram registrados na última terça-feira (2), 80mm de chuva no período de três horas, um volume esperado para 20 dias. Conforme dados atualizados da Defesa Civil, durante toda a madrugada, a cidade acumulou 123mm. O volume de chuva também causou estragos na cidade. Conforme a Defesa Civil, não há registro de feridos, mas há famílias desabrigadas que foram levadas para prédios alugados pela prefeitura, e outras serão retiradas de áreas de risco.
“Essa quantidade de desabrigados pode aumentar ainda, pois vimos que há situações em que as pessoas não podem mais ficar nas casas devido ao risco de desabar. Há mais previsão de chuvas até para hoje ainda”, disse o secretário de Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Yglesias. Os bairros mais afetados foram o Tia Ricardina e Lavrado. Na terça, a cidade histórica que mais atrai turistas na Chapada amanheceu com muita lama e pedras nas ruas, devido à enxurrada.
O superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Menezes Luz, informou que técnicos do órgão foram enviados para as cidades de Lençóis e Jacobina. “Os moradores estavam apreensivos com a água que começou a descer e a formação de nuvens pesadas na serra. Há risco de choques elétricos, desabamento de muros e barrancos com casas abaixo, e contaminação por fossas cegas rasas”, disse.
A prefeitura de Lençóis, administrada pelo prefeito Marcão (PRB), emitiu nota nesta quarta-feira (3) e afirma que realiza mutirão de limpeza nas áreas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. “Foi decretada também situação de emergência para melhor amparar as famílias que tiveram casas atingidas. No bairro Tia Ricardina, nove famílias perderam suas casas e estão desabrigadas; e no bairro do Lavrado, cinco famílias ficaram desalojadas, mas retornarão para suas casas; além disso calçamentos e estradas vicinais também foram danificados”, diz a nota da prefeitura.
Jornal da Chapada
Veja vídeos de Lençóis
Visualizar esta foto no Instagram.
Leia também
Chapada: Chuvas fortes causam transtornos em Jacobina e Lençóis durante a madrugada; veja vídeos