Chapada: Membros de conselho ampliam debates sobre direitos da pessoa com deficiência em Mucugê

Postado em abr 11 2019 - 9:57pm por Jornal da Chapada

A presidente do Comped de Mucugê, Luziana Cardoso, ressaltou a importância do conhecimento do conselho para os cidadãos da cidade chapadeira | FOTO: Divulgação |

Titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mucugê (Comped), participaram de capacitação durante a última quarta (10) e esta quinta (11) para aprimorar e ampliar as atividades e serviços do conselho na região. A oficina foi ministrada por Valdenor Silva, que é membro do conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), no município da Chapada Diamantina. Via assessoria, a presidente do Comped de Mucugê, Luziana Cardoso, ressaltou a importância do conhecimento do conselho para os cidadãos da cidade chapadeira.

“Como é de conhecimento de toda a população de Mucugê, hoje a cidade tem um conselho da pessoa com deficiência e eu tenho a honra de ser a presidente. O Comped tem como objetivo zelar pela respeitabilidade dos nossos direitos. Me considero uma militante da causa e me sinto muito feliz e honrada por ocupar a presidência e poder lutar pelas barreiras existentes tanto atitudinal quanto arquitetônica”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estiveram presentes na atividade, o presidente e a vice do Conselho Municipal de Educação, Paulo Xavier, e vereadora Núbia Novaes, respectivamente. Novaes também é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e autora da indicação que deu origem à Lei Municipal 556 de 23 de outubro de 2017. Essa lei foi a que criou o Comped de Mucugê, o fundo municipal e estabeleceu a política municipal da pessoa com deficiência. A coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Marialda Gomes Matos, Suedna Bueno, e os conselheiros que representam poder público e sociedade civil organizada.

O Comped de Mucugê vem como instrumento de garantia e direitos das pessoas com deficiência e é responsável pela fiscalização de ações e colaborador em criar políticas públicas a favor das pessoas com deficiência. Esse conselho ainda lutará por essas políticas públicas e por uma Mucugê mais acessível para todos. A capacitação de 10 e 11 de abril foi mobilizada e realizada pelo próprio conselho. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.