• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Ato na Assembleia Legislativa vai lembrar os 23 anos de Eldorado dos Carajás e 35 de fundação do MST

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
15 abril 2019 - 13h54
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
Salvador: Encontro do MST aguarda 1.500 na capital baiana a partir deste domingo
capa
Estão previstas ações para mostrar que a chacina de Eldorado dos Carajás continua viva na memória, protestar contra a reforma previdenciária e a prisão do Lula | FOTO: Divulgação |

O dia 17 de abril de 1996 é uma data que deveria ser esquecida na história do Brasil: 21 trabalhadores sem terra foram assassinados pela polícia militar do Pará. Até hoje, nenhum punido. Por iniciativa do deputado estadual Jacó (PT), na próxima quarta-feira (17), às 9h, no Auditório Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), será realizado um Ato em memória das vítimas do massacre de Eldorado dos Carajás e comemorativo aos 35 anos de fundação do Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Para Evanildo Gonçalves e Liu, dirigentes nacionais do MST na Bahia, falar de Carajás é falar de impunidade, criminalização, sofrimento e repetições. De lá para cá, outros companheiros se foram, a exemplo de Fábio Santos, executado na região de Iguaí, sudoeste da Bahia, em 2013. “Vira-se crime a luta pela vida e pela dignidade”, afirma Liu. A luta dos sem terra, ao longo de 23 anos, complementa, não é apenas por reforma agrária, mas por um modelo de produção distinto do agronegócio: economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

Mostrar que a chacina de Eldorado dos Carajás continua viva na memória, e ainda: protestar contra a reforma previdenciária e a prisão sem provas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acaba de completar um ano. São ações previstas para o Ato que será realizado na Alba e contará com a presença de centrais sindicais, prefeitos, deputados e sem terra de toda a Bahia. Reunidos na Marcha Estadual Lula Livre, organizada pelo MST na Bahia, eles saíram na quarta-feira passada de Camaçari em direção a Salvador. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Inscrições para Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina vão até o dia 20

Próximo Post

#Polêmica: Governo de Bolsonaro dá passaporte diplomático ao bispo Edir Macedo

Próximo Post
#Polêmica: Governo de Bolsonaro dá passaporte diplomático ao bispo Edir Macedo

#Polêmica: Governo de Bolsonaro dá passaporte diplomático ao bispo Edir Macedo

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.