Chapada: Ifba de Jacobina terá representantes em evento regional de computação em Ilhéus

Postado em abr 22 2019 - 4:24pm por Jornal da Chapada
capa

O jogo digital educacional “projeto Éden” é destaque e também foi indicado para premiação | FOTO: Divulgação/Ifba |

De 6 a 8 de maio, estudantes, egressos e professores de informática do campus do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, estarão em Ilhéus participando da XIX Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe e da 18ª Semana de Informática (Erbase/Sinform). Foram três artigos aprovados por quatro formandos do curso: “Computação Desplugada no Ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura”, autoria de Allana Lina Coutinho e Raquel Gama, com orientação da professora Carina Machado; “Desenvolvimento e Avaliação do Jogo Sério projetoÉden sobre Variáveis e Tipos de Dados”, pesquisa de Yure Pablo Oliveira, e “Simulação de um Projeto de Redes a partir do Conceito de Computação Social: relato de experiência”, estudo de Darlam Alves em parceria com o colega Yure e orientação da docente Carina.

“A computação social oferece condições para que o conhecimento seja partilhado, isto é, favorece a comunicação entre pessoas, possibilitando que essas atinjam seus objetivos em comum. Essas ferramentas são as próprias redes sociais, a exemplo do Facebook; ou as wikis, como o Google Docs. Por estarmos vivenciando a era digital, essas ferramentas não fogem do cotidiano e, se utilizadas como apoio da aprendizagem, é possível chegar a resultados de maneira mais eficaz, justamente por estimular a participação ativa dos integrantes de um determinado grupo”, explica Darlam, que declara estar ansioso para participar do evento, sobretudo porque seu artigo está na lista dos premiáveis, ou seja, escolhido em função das maiores notas dadas pelos avaliadores.

O jogo digital educacional “projeto Éden” é outro destaque, também indicado para premiação. O estudo já rendeu participação do egresso Yure no XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que aconteceu no ano passado em Foz do Iguaçu/PR, maior evento do ramo na América Latina. Testado com duas turmas dos primeiros anos do curso de informática, o projeto está disponível online para acesso público.

“Misturar a solução de problemas com a ludicidade característica dos jogos foi a chave para o sucesso na etapa de validação. A maioria dos alunos imergiu a tal ponto que só saiu da sala após o término do horário de aula. Posteriormente, o jogo ainda foi recurso muito utilizado para revisão e consolidação dos conceitos aplicados em sala. Recebi muitas mensagens no WhatsApp pedindo ajuda na resolução. Até mesmo os mais resistentes com a área de programação, sobretudo quanto ao conteúdo inicial das disciplinas Lógica de Programação e Algoritmos, sentiram-se motivados e inspirados a participar ou, ao menos, compreender e se utilizar de projetos como esse”, acrescenta Yure, que atualmente cursa ciências da computação na USP.

O jogo se encontra adaptado para quatro linguagens de programação contemplando públicos distintos. “Pra quem sabe ou não programar, o projetoÉden é desafiador, até um professor ou programador experiente se diverte jogando”, pontua. Para a jovem Allana, a informática trouxe uma visão mais diversificada de mundo, “mostrando-se algo incrível e necessário para o ser humano”. Além dos trabalhos aceitos para apresentação, a equipe do Campus Jacobina se fará presente no evento como ouvinte, através da participação de 25 alunos do curso técnico integrado de informática, 10 graduandos da Licenciatura em Computação e outros três docentes.

Fique por dentro
A Erbase é promovida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma das maiores sociedades científicas do país no ramo da informática. Espécie de fórum para discutir a melhoria das políticas públicas, institucionais e educacionais relacionadas à aplicação da Tecnologia da Informação na sociedade, a edição 2019 do evento está sob organização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e traz como tema “Indústria 4.0 – Computação fazendo fazer melhor”. As informações são de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.