O tema “envelhecimento” deixou de ser uma preocupação apenas de um grupo da sociedade e tem se tornado uma reflexão cada vez mais comum entre as diversas faixas etárias. Isso porque estamos vivendo uma revolução global, chamada “Revolução da Longevidade”. E é sobre esse assunto que o Dr. Alexandre Kalache, médico reconhecido como um dos maiores especialistas internacionais em questões de longevidade e envelhecimento ativo vai palestrar em Salvador, no dia 29 de abril, às 19 horas, no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio (Senac).
Alexandre Kalache, que atualmente preside a Aliança Global de Centros de Longevidade Internacional e o Centro Internacional de Longevidade do Brasil, destaca que hoje existem mais pessoas vivas com mais de 60 anos do que a soma de todas aquelas que existiram ao longo da história da humanidade. E diante deste cenário, é preciso repensar o curso de vida, em vez de dividi-la em fases que se sucedem: estudar, trabalhar e se aposentar.
Quem tiver a oportunidade de participar desse evento, conhecerá uma das principais defesas de Kalache, que é o envelhecimento ativo, definido como a participação contínua das pessoas nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. “O envelhecimento ativo é o que nos encoraja a estar em movimento, afinal, a vida deixou de ser uma corrida de 100 metros, para se tornar uma maratona para a qual temos que nos preparar tanto individualmente quanto socialmente”, reforça.
O evento é uma iniciativa do Projeto MaduraMente, liderado pela empresa Cidade da Longevidade, que pretende eliminar o preconceito sobre o envelhecimento, e causar uma mudança de consciência na sociedade sobre essa etapa de vida. O MaduraMente foi lançado oficialmente no dia 18 de abril, em Salvador, em um evento para convidados e imprensa.
“Essa é a primeira palestra, dentre outras que estão programadas no decorrer do ano, com especialistas em diversos temas que estão relacionados direta ou indiretamente ao envelhecimento e à longevidade”, destacam as idealizadoras do Projeto MaduraMente, Rosa Correia e Ana Figueiredo. Os ingressos para a palestra estão sendo vendidos pelo site Eventbrite, no valor de R$ 135,00. Para adquirir, basta acessar o link: https://bit.ly/2v7lj8F. As informações são de assessoria.