Chapada: Prefeitura de Itaberaba oferece oficina sobre parto para gestantes e acompanhantes

Postado em abr 24 2019 - 2:38pm por Jornal da Chapada

O curso foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social Hercília Dias Mascarenhas, na Feira Nova | FOTO: Ilustração/Internet |

As gestantes de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de participar da oficina “Preparando Famílias para o Parto”, oferecida pela gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), nesta quarta-feira (24). O curso, organizado através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) — por meio das equipes de Saúde da Família (eSF) e a Rede de Atenção Materno-infantil Municipal (Rede Vida Itaberaba) foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Hercília Dias Mascarenhas, na Feira Nova.

A enfermeira obstetra e doula, Graciete Carmo, a enfermeira obstetra, Lana Moraes, e a psicóloga e especialista em amamentação, Natália Barros, além das enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família em Itaberaba foram as palestrantes. “Essa vai ser a primeira de muitas oficinas que vamos realizar no município. Elas acontecem em formato de roda de conversa, com dinâmicas e rodadas de orientações sobre o parto, a amamentação, os cuidados com o banho e os aspectos emocionais”, informa Lana.

Ela lembra, ainda, que as oficinas acontecerão sempre na última quarta-feira de cada mês. Itaberaba tem cumprido a Lei 11. 108/2015, que garante às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Seas) e do Núcleo de Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.