Chapada: Membros do MST relatam ataque violento após reintegração de posse em Itaberaba

Postado em abr 30 2019 - 4:46pm por Jornal da Chapada

O assentamento passou por reintegração de posse no último dia 22 e o acampamento está localizado aos arredores da fazenda Santa Maria desde então | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) relataram que na madrugada da última sexta-feira (26), o acampamento Olga Benário, na fazenda Santa Maria, em Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi atacado por pistoleiros locais. O assentamento passou por reintegração de posse no último dia 22 e o acampamento está localizado aos arredores da fazenda Santa Maria desde então.

Segundo as informações, foram disparados mais de 20 tiros contra as 100 famílias do acampamento. “Os tiros passavam por cima dos barracos de lona causando medo nas famílias. Foi terrível”, disse um dos acampados. A plantação dos trabalhadores e trabalhadoras no local ultrapassava mais de 50 hectares, com feijão, milho, aipim, abóbora, batata doce, quiabo, couve e amendoim. Toda a área foi destruída pelo arrendatário da fazenda.

O MST afirmou ter dado entrada no Ministério Público denunciando as ameaças, além de registrar um Boletim de Ocorrência sobre os ataques. Desde 2014 que o MST vem ocupando a área. Lá, as famílias têm a oportunidade de produzir alimentos saudáveis. Antes da ocupação, o latifúndio se encontrava improdutivo em posse da empresa Estâncias Balleiro.

Havia denúncias sobre desmatamento e caça ilegal dentro da área e acredita-se que os ataques sejam encomendados pelos mesmos proprietários denunciados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2015. “O MST mostra todo seu repúdio e reação com o que está acontecendo, a luta segue firme e não vamos fugir da luta!”, afirmou um dos moradores. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.